Pular para o conteúdo
Governo de Sergipe discuti ações para proteger tartarugas marinhas e combater fotopoluição nas praias de Aracaju

Governo de Sergipe discuti ações para proteger tartarugas marinhas e combater fotopoluição nas praias de Aracaju

Encontro reúne representantes de diversas entidades em busca de soluções para preservação ambiental.

Nesta segunda-feira, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), da Fundação Pró-Tamar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se reuniram para abordar questões cruciais relacionadas à preservação das tartarugas marinhas e à fotopoluição em praias de reprodução na capital sergipana.

Durante a reunião, as entidades discutiram a importância de ações de sensibilização sobre a proibição de cães soltos nas praias e a necessidade de cooperação com outros órgãos para enfrentar o problema da iluminação artificial, que prejudica a desova das tartarugas marinhas.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, elogiou a iniciativa e destacou a necessidade de uma abordagem conjunta para solucionar essas questões, especialmente em relação aos cães abandonados. Ela enfatizou a importância da sensibilização por meio de ações educativas e a necessidade de alinhar a questão da iluminação artificial com outros órgãos.

O secretário da Sema Aracaju, Alan Alexander Mendes Lemos, descreveu o encontro como produtivo e sublinhou a parceria entre município, Estado e instituições envolvidas na preservação das praias e da vida marinha.

Erick Allan dos Santos, analista ambiental do ICMBio, explicou que a instituição monitora ocorrências ao longo da costa, incluindo ataques de cães a tartarugas marinhas. Em 2023, já foram registradas sete mortes de tartarugas marinhas devido a esses ataques, o que é considerado uma situação atípica.

Como resultado da reunião, ficou agendado um novo encontro para o dia 10 de outubro, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Este próximo encontro contará com a participação de representantes de municípios vizinhos, do Corpo de Bombeiros Militar, Energisa, Associação de Bares, e das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e do Turismo (Setur), visando discutir medidas adicionais para combater a mortalidade das tartarugas marinhas e a fotopoluição nas áreas de reprodução.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter