Pular para o conteúdo
Governo de Sergipe e Abrasel-SE lançam Protocolo ‘Não se Cale!’ para proteger mulheres em bares e restaurantes

Governo de Sergipe e Abrasel-SE lançam Protocolo ‘Não se Cale!’ para proteger mulheres em bares e restaurantes

Encerrando o mês do ‘Agosto Lilás’, iniciativa busca auxiliar mulheres em situação de risco nos estabelecimentos do estado

Sergipe encerra o mês do ‘Agosto Lilás’ com um importante passo na proteção das mulheres que frequentam bares, restaurantes, casas noturnas e eventos. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel-SE), lançou o Protocolo ‘Não se Cale!’. O objetivo é atender à Lei Estadual nº 8624/2019, que estabelece a obrigação de adotar medidas de auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco nesses estabelecimentos em Sergipe.

Durante a última quinta-feira, 31 de agosto, uma ‘blitz’ educativa foi realizada na região da Orla de Atalaia, distribuindo panfletos e fixando cartazes nos banheiros femininos com orientações sobre como buscar auxílio e a responsabilidade desses estabelecimentos em prestar apoio às mulheres em perigo.

A iniciativa prevê que os estabelecimentos ofereçam auxílio às mulheres em situação de risco, seja através do acompanhamento até o carro, de outro meio de transporte ou da comunicação à polícia. Durante a blitz, também foi divulgado o “drink ‘La Penha'”, que será um código para que os funcionários dos bares entendam que uma mulher está em situação de perigo e precisa ser retirada daquela situação e levada para um ambiente seguro.

A secretária da SPM, Danielle Garcia, destacou a importância da iniciativa, afirmando que o objetivo é capacitar e orientar os proprietários e funcionários dos estabelecimentos em todo o estado de Sergipe. “Caso a mulher solicite apoio, ela pode se dirigir a qualquer funcionário do bar ou restaurante e informar o ocorrido. Sergipe é um estado pequeno, então dá para ser exemplo em todo o Brasil”, enfatizou.

Ana Carolina, diretora de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, ressaltou que o Protocolo ‘Não se Cale!’ é a efetivação do acolhimento às mulheres vítimas de violência. “Essa é mais uma ação que veio a se somar no encerramento do ‘Agosto Lilás’, mas nossas atividades na SPM ocorrem durante todo o ano”, acrescentou.

Bruno Dórea, presidente da Abrasel-SE, ressaltou a importância do setor de bares e restaurantes na defesa dessa causa. “Somos o setor que mais emprega a força feminina e também estamos em todos os lugares. Não cabe mais violência à mulher”, afirmou.

O deputado estadual Samuel Carvalho, autor da Lei 8.624/2019, parabenizou o Governo do Estado e a Secretaria de Política para as Mulheres por colocar a lei em prática e ajudar as mulheres de Sergipe.

Com o lançamento do Protocolo ‘Não se Cale!’, Sergipe se destaca como um exemplo na proteção e apoio às mulheres que frequentam estabelecimentos comerciais, reforçando a importância da conscientização e da parceria entre governo, setor privado e sociedade na luta contra a violência de gênero.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter