O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) inicia hoje a ‘Semana do Doador’, em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, marcado para 25 de novembro. Com o slogan “Generosidade na veia, mais sangue, mais vida”, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue voluntária e frequente, destacando a união pela generosidade.
A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, destaca que a celebração envolverá ações internas e externas, incluindo a Blitz da Cidadania para alertar sobre acidentes de trânsito, ressaltando a necessidade de todos contribuírem com a doação de sangue.
Dados Impactantes:
O Hemocentro de Sergipe possui um cadastro de 170 mil voluntários que já doaram sangue pelo menos uma vez. Atualmente, atende 27 unidades de saúde, realizando cerca de duas mil transfusões ao mês, abrangendo cirurgias de grande porte, tratamentos oncológicos, e assistência a pacientes com diversas enfermidades.
A unidade realiza em média 80 doações por dia, com 61,40% provenientes de doadores masculinos e 29,60% de doadoras femininas. Jovens entre 18 a 28 anos representam 39% das doações registradas.
Atendimento Especializado:
Além de transfusões, o Hemose atende pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias por meio de uma equipe multidisciplinar, oferecendo suporte ambulatorial com especialistas em diversas áreas.
Dia Nacional do Doador:
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, estabelecido em 25 de novembro, homenageia voluntários e promove a doação regular de sangue.
Programação:
- Terça-feira, 21: Blitz da Cidadania e cadastro para doador de medula óssea no Parque Shopping Aracaju, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS).
- Quarta-feira, 22: Ação com a digital influencer Sannany Dórea e cadastro para medula óssea em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto.
- Quinta-feira, 23: Campanhas com grupos de Estância e Universidade Estácio.
- Sexta-feira, 24: Recepção com homenagens aos doadores e instituições parceiras.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.