Foram 170 livros disponibilizados gratuitamente ao público do evento
Incentivar a leitura e democratizar o acesso a títulos literários são os pilares do ‘Livro, liberdade para a alma’, iniciativa de doação e empréstimo de livros desenvolvidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O projeto esteve presente na 43ª edição do ‘Sergipe é aqui’, programa de gestão itinerante do Governo do Estado, realizado em Malhador, município do Agreste sergipano, e foi aprovado pelos moradores da cidade.
Um deles foi o professor de física Marcondes Costa da Silva, que aproveitou a oportunidade de adquirir um dos 170 livros disponibilizados gratuitamente ao público. Segundo ele, o projeto contribui para que a população tenha acesso facilitado à cultura e ao conhecimento. “Muitas pessoas precisam, mas não têm condições. É uma ação totalmente perfeita, em que uma pessoa pode vir, pegar o livro e voltar para casa com ele”, afirma.
Já a agricultora Maria Ilda Bispo ressaltou o papel positivo da leitura para a formação dos jovens. Na avaliação dela, o ‘Livro, liberdade para a alma’ tem a função de potencializar os benefícios gerados pelo ato de ler. “Muitas portas podem se abrir quando a gente adquire conhecimento, e isso pode acontecer por meio desse projeto. Traz mais conhecimento. Isso é muito importante”, frisa.
Para a professora de Português Cristiane Mendonça dos Santos, a iniciativa viabiliza a crianças e adolescentes uma relação com a leitura que vai além dos dispositivos eletrônicos e digitais. “É um bom incentivo aos alunos das nossas escolas, em Malhador. Eles gostam de ler, sempre procuram mundos diferentes nos livros. Esse projeto, com certeza, vai ajudá-los a ler ainda mais. Está muito aprovado”, enfatiza.
Ação
Só em 2024, o ‘Livro, liberdade para a alma’ doou mais de quatro mil títulos literários à população do estado, às instituições públicas e às organizações sociais. O programa já foi premiado três vezes com o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo Movimento ODS Sergipe, condecoração conquistada pelo alinhamento ao ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os livros doados ao catálogo do projeto na unidade sede da Deso podem ser localizados na rua Campo do Brito, número 331, no bairro 13 de Julho, em Aracaju. A participação da sociedade é crucial para que o projeto continue a espalhar cultura e conhecimento aos sergipanos.


