Pular para o conteúdo
Início Sergipe Aracaju As Últimas Notícias de Sergipe Iniciativa de Neto Batalha para evitar fraude contra idosos vira lei em Sergipe

Iniciativa de Neto Batalha para evitar fraude contra idosos vira lei em Sergipe

O governador Fábio Mitidieri sancionou a lei que torna obrigatória a assinatura física de pessoas idosas em contratos de empréstimos consignados e operações de crédito que possam causar prejuízos. A lei é de iniciativa do deputado estadual Neto Batalha (PP) e tem a missão de evitar fraudes contra o consumidor idoso em todo território sergipano.

“Inicialmente agradeço a agilidade da Assembleia Legislativa para aprovar o nosso projeto e depois ao governador do Estado pela sensibilidade ao sancionar uma lei super importante para Sergipe”, declarou Neto Batalha.

A lei 9.283/23 determina que as operações firmadas por meio eletrônico ou telefônico não podem ser concluídas como aconteciam anteriormente. “Os idosos estão mais vulneráveis a usarem celulares e contraírem dívidas em seu nome, por essa razão a lei vem pra combater essa vulnerabilidade”, destacou.

Neto Batalha chama a atenção para os procedimentos de segurança que devem ser observados agora em diante. São eles: biometria, geolocalização, registro fotográfico, confirmação positiva de dados ou qualquer outro tipo de tecnologia capaz de garantir a legitimidade da contratação e assegurar a correta identificação do consumidor.

“Não é considerado como procedimento de segurança o uso de senha ou contra-senha pela pessoa idosa. Queremos evitar a possibilidade de golpes, tendo em vista sua posição de vulnerabilidade perante a relação de consumo”, acrescentou o deputado.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter