Pular para o conteúdo
Inovação no planejamento impulsionam a qualidade de vida e crescimento social em Aracaju

Inovação no planejamento impulsionam a qualidade de vida e crescimento social em Aracaju

Para que a capital sergipana continue avançando no seu processo de urbanização, considerando a melhoria da vida imediata e duradoura, é fundamental a adoção de ideias modernas, conectadas às melhores práticas nacionais e internacionais. É esse esforço que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem feito nos últimos anos, ao realizar projetos de mobilidade que proporcionam uma melhor integração, ao construir praças com arquiteturas inovadoras, ao atentar-se à necessidade de sustentabilidade ambiental e ao promover a digitalização e desburocratização dos processos administrativos.

Destaca-se entre esses avanços o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – Construindo para o Futuro, executado a partir de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que viabiliza um investimento superior a R$300 milhões em obras, como a construção da avenida Perimetral Oeste que terá um total de 7,5 km de extensão.

“A avenida Perimetral vai desafogar a Euclides Figueiredo, fazendo uma ligação entre o Lamarão e o Jardim Centenário, possibilitando também um vetor de transporte junto a rodovias federais, assim proporcionando desenvolvimento, a partir de uma melhor logística.  Assim, a gestão promove um processo de urbanização planejado, levando em consideração quais vias construir para que a cidade possua uma integração mais eficaz e inteligente”, explica o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

O Construindo para o Futuro tem proporcionado ainda a adoção de projetos arquitetônicos de vanguarda, que buscam soluções para promover um espaço público mais adequado e seguro para crianças, jovens, adultos e idosos. Já são oito praças entregues seguindo este modelo, em bairros como 17 de Março e Santa Maria, com ênfase na inclusão da primeira infância nas cidades, na caminhabilidade, ludicidade e  disponibilização de espaços educativos. Desta maneira, promove-se também noções de cidadania, de respeito ao patrimônio compartilhado e a possibilidade de integração social.

“Estamos tocando essas iniciativas em áreas de vulnerabilidade social, adaptando, por exemplo, o que propõe a fundação holandesa Bernard van Leer, referência no assunto, à nossa realidade. O conceito que a administração possui de praças é que se trata de um local de encontro entre as pessoas, de lazer, que precisa ser agradável e conjugar esporte, estrutura infantil e acessibilidade. Acho que essa experiência pode servir mais tarde de case de sucesso para outras cidades”, afirma Ferrari.

O planejamento urbanístico da cidade, nesta intenção de que ela seja cada vez mais inteligente, tem como ponto estruturante também a sustentabilidade, de maneira que o recapeamento das vias em Aracaju é feito a partir do processo de fresagem, retirando o material das vias deterioradas e o reaproveitando na usina de asfalto da Emurb.

“A usina de asfalto tanto traz segurança para a Prefeitura, uma vez que reduz a dependência de terceiros, da iniciativa privada que muitas vezes não vê como lucrativo trabalhar em algumas circunstâncias, como é positivo para o meio ambiente, uma vez que o material retirado não é descartado, mas usado de forma sustentável”, ressalta o gestor.

AjuInteligente
A partir da plataforma AjuInteligente, a digitalização do acesso aos serviços da Emurb e a simplificação de procedimentos são muito relevantes também, por agilizar o andamento de obras, seja para o cidadão ou empresa, e, desta forma, consequentemente, dinamizar as relações econômicas na cidade.

“Depois que estabelecemos o licenciamento digital, reduzimos o prazo de licenciamento das obras em cerca de 30%. Aliado a isso, recentemente apresentamos aos conselhos de engenharia e arquitetura uma padronização dos nossos processos de licenciamentos. Antes, cada profissional fazia seu projeto como era conveniente. Nós criamos, depois de muito tempo de estudo, aqui na Emurb, um manual com instruções claras, o que facilita a vida dos profissionais, mas também dos nossos analistas. A nossa meta é que para construções simples, seja possível conseguir uma licença em uma semana. Isso tem uma implicação de redução de custos, o que também é um fator importantíssimo para uma cidade inteligente”, destaca o presidente Ferrari.

Deste modo, com estas iniciativas, Aracaju avança em planejamento urbano inovador, o que propicia mais qualidade de vida, integração social e desenvolvimento para toda a população.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter