Pular para o conteúdo
Maternidade Lourdes Nogueira já realizou cerca de 50 mil atendimentos de urgência e emergência

Maternidade Lourdes Nogueira já realizou cerca de 50 mil atendimentos de urgência e emergência


Inaugurada há pouco mais de um ano e meio, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN, o primeiro complexo materno-infantil construído pela Prefeitura de Aracaju, tornou-se referência na rede pública pelo viés humanizado do atendimento que presta, o qual vai além da realização de partos. Porta aberta para qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade já realizou, desde que entrou em funcionamento, quase 50 mil atendimentos de urgência e emergência.
Com oferta diversificada de serviços, a MNLN também realiza uma série de exames fundamentais para a saúde do recém-nascido, como o teste do olhinho, do coraçãozinho, da linguinha e do pezinho, além de exames auditivos e laboratoriais. Desde a sua inauguração, em abril do ano passado, a unidade já realizou 65.000 exames laboratoriais e mais de 10.300 ultrassonografias, tendo atendido, além das aracajuanas, mulheres de diversos outros municípios sergipanos e até mesmo de outros estados da região.

Para o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos, a MMLN exerce um protagonismo nos serviços de urgência e emergência na rede pública. “É muito gratificante e motivo de muito orgulho, enquanto gestor e aracajuano, ter um equipamento em uma comunidade que efetivamente precisa, um equipamento com essa estrutura na nossa cidade. É importante destacar o tamanho e a proporção que se tem de relevância para a rede de saúde como um todo. Sabemos que o SUS é feito de pactos, então precisamos ter essa consciência de que, em nossa rede, cerca de 30% dos partos não são para quem reside em Aracaju, são para pessoas que residem fora da nossa cidade, inclusive, que residem fora do nosso estado, como em Alagoas e Bahia, e realizam parto na nossa maternidade”, afirmar.

O secretário destaca ainda que a SMS tem relatos de ouvidorias positivas das pessoas que têm plano de saúde e condições financeiras de realizar um parto numa clínica particular, por exemplo, e que acessam a Lourdes Nogueira justamente por conta do caráter humanizado. “É um selo de qualidade muito importante para nossa cidade, um pioneirismo importante para que outros equipamentos sejam ofertados à população com essa mesma natureza, que nada mais é do que a população merece: ser atendida de forma digna”, salienta.

De acordo com o diretor técnico da MMLN, Mauro Bezerra, esta é uma maternidade de baixo risco que atende urgência e emergência na área da obstetrícia e neonatologia. O atendimento de urgência e emergência necessita da classificação de risco para 100% dos pacientes. Todos os pacientes que procuram a MMLN são completamente classificados e essa classificação vai ditar qual a ordem de atendimento de cada paciente, sendo que os mais graves deverão ter prioridade sobre os casos menos graves.

“Durante a internação, esses pacientes têm a avaliação, além da equipe de urgência e emergência, de especialistas das mais diversas áreas, como cardiologia, endocrinologia, neonatologia, cirurgia pediátrica, cirurgia geral e urologia, que fazem parte da equipe que presta assistência especializada em casos selecionados de pacientes que precisam dessa avaliação. Aqui, nós temos a assistência de vários especialistas nas mais diversas necessidades de cada paciente”, explica Mauro.

Ainda segundo o diretor, alguns desses pacientes necessitam de internação por até 24 horas, período em que é submetido a exames diagnósticos para elucidação dos casos. Alguns desses pacientes, após os exames, são encaminhados para internação, e outros são liberados com a medicação para acompanhamento na atenção básica de saúde.