Inaugurado em 1993, o Terminal Turístico Ecológico virou atração durante muitos anos na cidade de São Cristóvão, onde desembarcavam catamarãs, lanchas e outras embarcações repletas de visitantes. No local, havia bares e restaurantes com pratos típicos da região e uma boa música para agradar turistas de várias partes do Brasil. Preocupado com o abandono parcial do espaço, o deputado estadual Neto Batalha (PP) apresentou indicação na Assembleia Legislativa pedindo atenção do governo estadual para reativar este importante terminal marítimo de Sergipe.
Nascido em São Cristóvão, Neto Batalha relembra que o local foi apelidado carinhosamente de “catamarã”, justamente pelo grande número de chegada e saída desse tipo de embarcação. “Quando criança visitei muitas vezes esse ponto turístico com meus pais, era um passeio divertido e bonito”.
Segundo o parlamentar, o trajeto de chegada ao Terminal Turístico é uma verdadeira homenagem à natureza, com suas belezas naturais ao longo do caminho, tornando a viagem algo inesquecível. “Infelizmente, nos dias atuais não é mais possível a desembarque de turistas através dessas embarcações, porém as instalações do terminal ainda oferecem uma experiência gastronômica deliciosa”, destacou.
No documento protocolado na Alese, o deputado justifica a necessidade de reformar totalmente o espaço, pois acredita no retorno dos turistas e no aquecimento da economia com a geração de emprego e renda no município.
“Se reformado, o terminal deve atrair visitantes interessados em passeios marítimos e em contato com a natureza, o que aumenta a demanda por hospedagem, alimentação e outros serviços turísticos na região”, diz esperançoso.
Outro ponto que merece atenção é a valorização imobiliária, já que a presença de um terminal turístico pode aumentar o valor das propriedades mais próximas e atrair novos empreendimentos.
Neto Batalha também está preocupado com a sustentabilidade, pois o turismo ecológico na região reforçaria a importância da preservação ambiental e poderia inspirar a comunidade na adoção de algumas medidas sustentáveis em outras áreas.
“Em resumo, a existência de um terminal turístico ecológico pode trazer muitos benefícios para a cidade e a economia local, atraindo turistas, impulsionando o crescimento econômico, valorizando imóveis e fomentando a sustentabilidade”, acredita o parlamentar.