Pular para o conteúdo
Novembro Azul: Governo de Sergipe intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Governo de Sergipe intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Governo de Sergipe intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata

Em meio às ações do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Governo do Estado de Sergipe reforça seu compromisso com a saúde masculina, ampliando os esforços para o atendimento e detecção precoce de doenças que afetam os órgãos reprodutivos, incluindo cânceres de pênis, testículo e bexiga.

No Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), histórias de superação como a de Givaldo Barbosa, taxista de 67 anos, destacam a importância da detecção precoce. Iniciando o tratamento em abril deste ano, Givaldo compartilha sua experiência com hormonioterapia e radioterapia, ressaltando a necessidade de prevenção e agradecendo pela qualidade do serviço recebido.

Outro exemplo é Erivaldo Pacheco, lavrador de 71 anos, natural de Itabaianinha. Diagnosticado em junho passado, ele venceu a batalha contra o câncer de próstata, destacando a eficácia do tratamento recebido no Centro de Oncologia. O atendimento acolhedor foi essencial em sua jornada, evidenciado pelo toque simbólico do sino da ala, marcando o fim do tratamento e a vitória contra o câncer.

Cenário Nacional e Estratégias de Prevenção

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano no país para o triênio 2023-2025. Em 2022, a Sociedade Brasileira de Urologia registrou 1.933 casos de câncer de pênis e 459 amputações. Além disso, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) reportou 439 óbitos por câncer de testículo em 2021.

O Governo do Estado de Sergipe tem concentrado esforços na prevenção e rastreamento desses casos. Uma das iniciativas é a Unidade Móvel de Saúde do Homem, implementada em 2018 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O projeto visa rastrear cânceres de próstata e vias urinárias, com foco na prevenção por meio da oferta de exames.

Atendimento Móvel e Depoimentos

A Carreta do Homem, componente central desse projeto, realiza em média 180 atendimentos e procedimentos a cada ação. Equipada com ultrassonografia, sala de coleta para exames laboratoriais e consultórios para urologista e clínico geral, a unidade proporciona diagnósticos rápidos e eficientes.

Depoimentos como o do microempresário Jefferson Luiz Friedrich e do funcionário público João Canuto destacam a importância da prevenção e do acompanhamento regular. Jefferson, aos 40 anos, busca anualmente o exame preventivo através do PSA, enquanto João, diagnosticado com hiperplasia prostática benigna, ressalta a necessidade de seguir as orientações médicas para um diagnóstico mais preciso.

Recomendações Médicas e Dados Estatísticos

O médico Bruno Garcia Dias, chefe da Urologia do Huse, destaca a importância da consulta anual para homens acima de 50 anos. Recomendações específicas são feitas para homens de 45 anos com histórico familiar ou afrodescendentes, que apresentam um fator de risco para o câncer de próstata.

O especialista enfatiza que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem 95% de chance de cura. Ressalta ainda que, embora assintomático, a consulta regular é fundamental para triagem e encaminhamentos adequados.

Em 2023, com 139 casos de neoplasia maligna em homens no estado, a atenção é redobrada para aqueles que nunca realizaram exames ou estão com atrasos. A Secretaria de Estado da Saúde fornece informações detalhadas por meio de seu site oficial (www.saude.se.gov.br/carretas-itinerantes) e plataformas digitais (Instagram: @saude_sergipe).

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter