Pular para o conteúdo
O Natal segundo a fé cristã

O Natal segundo a fé cristã

O Natal é a festa cristã mais celebrada universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade

Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo. Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. Sendo uma festa cristã, é vista universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Do latim ‘natális’, derivada do verbo ‘nascor, nascéris, natus sum, nasci’, significa nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Em inglês, a palavra ‘Christmas’ (Natal) provém das palavras latinas ‘Cristes maesse’, em inglês ‘Christ’s Mass” significa missa de Cristo. De ‘natális’ deriva também ‘natureza’, o somatório das forças ativas em todo o universo.

De acordo com a coordenadora da Capela da Unit, professora Rosângela Maia, a durante esse período é realizado o chamado ciclo do Natal, que é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro.

“O Ciclo do Natal é formado por três momentos: o primeiro momento consiste num tempo de preparação ao qual chamamos Advento, que é vivido pela Igreja nas 4 semanas que antecedem o Natal; o segundo momento consiste  na celebração propriamente dita da Solenidade do Natal do Senhor, que se inicia no pôr do sol do dia 24 de dezembro e dura todo o dia 25 de dezembro”, explica.

Seguindo a tradição, o terceiro momento consiste no prolongamento dessa grande solenidade. “Seja na oitava do Natal, que são os oito dias seguintes à Solenidade do Natal, que a Igreja vive como se fosse um único e mesmo grande dia de Festa, seja nos dias que se seguem à oitava do Natal, onde a Igreja celebrará a Solenidade da Epifania do Senhor e a Festa do Batismo do Senhor, com a qual se encerra o ciclo do Natal. Dentro da oitava do Natal, que dura desde o dia 25 de dezembro até o dia 01 de janeiro, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. No dia 01 de janeiro, a oitava do Natal se encerra com a celebração da Solenidade de Santa Maria mãe de Deus”, destaca.

Tempo do Advento

A palavra advento vem do latim: adventus, e significa: o que há de vir ou oque está para vir. De medo que o Tempo do Advento, que está inserido no ciclo litúrgico do Natal, é um tempo de recolhimento e reflexão onde toda a Igreja é chamada a uma preparação para seu encontro com Aquele que virá, Jesus Cristo.

“Uma coisa muito importante que não podemos esquecer é que o Natal é o momento da gente partilhar com as pessoas amor, alegria e o perdão. Somente com o coração leve que realmente conseguimos começar um novo ano. Nesse período de preparação para o Natal, podemos enxergar o nascimento do amor, da alegria, da esperança e de uma vida nova”, diz.

Capela da Unit

A Capela da Unit, realiza durante todo o ano uma vasta programação cultural. A Noite Cultural, a Trezena de Santo Antônio, além de outras festividades em consonância com o calendário litúrgico, representam momentos importantes para os fiéis assíduos às suas atividades. No templo, alunos, professores, funcionários da Universidade Tiradentes, e a comunidade do Augusto Franco se reúnem para orações, confraternizações e acompanham de perto o calendário religioso e cultural.

As missas são celebradas todas as segundas-feiras, às 11h, e quartas e quintas-feiras, às 17h. As reuniões com o Grupo de Oração Reaviva acontecem às quintas-feiras, após o ato religioso, com transmissão pelo @capeladaunit.

Com informações da Canção Nova

Ascom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter