A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está prestes a concluir a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Areia Branca, com um investimento significativo que visa elevar a qualidade de vida dos sergipanos, especialmente da população de Itabaiana. Prevista para ser finalizada em maio deste ano, a ETA promete aumentar a produção de água na captação do Rio Jacarecica em mais de 2.400 m³/hora, graças aos esforços em expansão de obras liderados pelo superintendente Gabriel de Campos.
Atualmente, as equipes operacionais estão na fase de interligação do sistema antigo com o novo, além da instalação de equipamentos modernos para aprimorar o serviço. Segundo Campos, o investimento do governo federal, estimado em R$ 42 milhões, está sendo crucial para triplicar a linha de fornecimento de água na região, que inclui a instalação de seis quilômetros de adutora de água bruta e 17 quilômetros de adutora de água tratada.
Embora localizada estrategicamente em Areia Branca, próxima ao Rio Jacarecica, a obra tem como principal objetivo atender à crescente demanda da população de Itabaiana. A engenheira civil Patrícia Costa ressalta que o município apresentou um aumento populacional significativo nos últimos anos, impulsionando a necessidade de mais água.
A nova ETA em Areia Branca seguirá os procedimentos convencionais de tratamento de água, incluindo coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Além disso, será implantado um Sistema de Reaproveitamento de Água de Lavagem (SRAL), garantindo que a água utilizada na limpeza dos filtros seja tratada e reutilizada, reduzindo o desperdício.
Para a execução eficiente do serviço, são programadas paradas temporárias no abastecimento, especialmente durante substituição e interligação das tubulações. A Deso prioriza a comunicação prévia com a população por meio de diversos canais, e em casos de dúvidas ou emergências, está disponível o número 08000790195, com atenção especial para instituições como creches, hospitais e asilos.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.