Pular para o conteúdo
Oito paratletas da UFS são convocados para os Jogos Parapan-Americanos 2023 no Chile

Oito paratletas da UFS são convocados para os Jogos Parapan-Americanos 2023 no Chile

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe colhe frutos do projeto Paradesportivo de Sergipe com a convocação de seus atletas.

Nesta terça-feira, 26 de setembro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a convocação de oito talentosos paratletas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para os Jogos Parapan-Americanos de 2023. Essa competição, que reúne os melhores atletas do paradesporto do continente, acontecerá em Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro. A convocação é um marco para a UFS e demonstra o sucesso do projeto de extensão Paradesportivo de Sergipe, que tem como objetivo trazer pessoas com deficiência para o esporte universitário.

A convocação dos paratletas da UFS reflete não apenas o talento individual de cada um, mas também o comprometimento e a dedicação do Departamento de Educação Física da universidade, que abriga o projeto Paradesportivo de Sergipe desde 2013. O projeto visa promover a inclusão social por meio do esporte, proporcionando oportunidades para pessoas com deficiência se destacarem em suas modalidades esportivas.

O coordenador do projeto, Marcelo Haiachi, expressou sua satisfação com a convocação dos atletas e destacou o reconhecimento do trabalho desenvolvido. Haiachi afirmou: “O trabalho começou de maneira despretensiosa, mas os nossos treinos foram se intensificando à medida que as competições importantes se aproximavam. Essa convocação só nos mostra a potência que a UFS tem em seus projetos de extensão.”

Entre os paratletas convocados, destaca-se a estudante de Nutrição, Lucivania Santos, que competirá na categoria de parabadminton. Ela compartilhou sua emoção com a notícia da convocação, dizendo: “Já participei de outras competições internacionais, tanto aqui no Brasil quanto fora, mas sempre por conta própria. Desta vez foi diferente, é a minha primeira convocação e logo para estar em um evento tão grandioso e importante para nós paratletas. O sentimento é inexplicável.”

Além da alegria dos atletas, o coordenador Marcelo Haiachi também falou sobre as expectativas para o evento que ocorrerá em novembro, no Chile. “Estamos confiantes em trazer medalhas para a UFS. Temos atletas qualificados e que figuram com reconhecimento em rankings a nível nacional. A maior expectativa é que eles consigam, a partir dessa experiência internacional, impulsionar a prática da modalidade aqui dentro da universidade, trazendo mais pessoas para o esporte”, explicou Haiachi.

A convocação dos paratletas da UFS é um testemunho do sucesso do projeto Paradesportivo de Sergipe e do compromisso da universidade em promover a inclusão e o desenvolvimento esportivo para pessoas com deficiência. A competição no Chile será uma oportunidade única para esses atletas brilharem internacionalmente e inspirarem outros a seguirem seus passos.

Atletas da UFS Convocados:

  1. Ailton de Andrade Bento de Souza (halterofilismo)
  2. Auricelia Evangelista (parabadminton)
  3. Evanio da Silva (halterofilismo)
  4. Lucivania Santos (parabadminton)
  5. José Ambrósio Neto (parabadminton)
  6. José de Arimatéia Silva Lima (halterofilismo)
  7. Maria Brenda Dias (parabadminton)
  8. Maria Gilda Antunes (parabadminton)

No total, o CPB convocou 169 atletas com deficiência de diversas modalidades esportivas, incluindo badminton, ciclismo, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, judô e tênis de mesa. Ainda estão por vir as convocações de mais sete modalidades nas próximas duas semanas: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter