Pular para o conteúdo
Polícia Federal Desmantela Esquema de Trabalho Escravo em Aracaju

Polícia Federal Desmantela Esquema de Trabalho Escravo em Aracaju

Na manhã desta sexta-feira (5), uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cumpriu três mandados de busca e apreensão contra investigados por trabalho análogo à escravidão em Aracaju. Oito vítimas foram identificadas e estão sendo ouvidas.

As investigações revelaram que os suspeitos exploravam pessoas socioeconomicamente vulneráveis, submetendo-as a jornadas exaustivas de trabalho, com a falsa promessa de receberem mais de um salário mínimo por semana. Com remuneração variável e dependente da produção, as vítimas trabalhavam mais de 10 horas por dia nas ruas, tentando vender produtos, muitas vezes sem poder parar, mesmo quando doentes.

Além disso, a empresa não era formalizada e não havia contratos entre os investigados e as vítimas, que não possuíam direitos trabalhistas como 13º salário, férias e FGTS. Segundo a PF, o salário pago era inferior ao mínimo legal.

O inquérito policial foi iniciado a partir de uma denúncia do MPT, que inicialmente identificou oito vítimas, mas esse número pode aumentar conforme as investigações avancem.

Os crimes investigados são de redução de pessoas a condições de trabalho análogas à escravidão e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a até 11 anos de reclusão. O MPT e o MTE também buscam assegurar que os exploradores paguem as verbas trabalhistas devidas às vítimas.

 

 

 

 

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter