Objetivo de iniciativas é difundir boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente no estado
No programa de gestão itinerante do Governo do Estado, ‘Sergipe é aqui”, que aconteceu no município de Areia Branca, localizado no agreste, os visitantes puderam levar para casa mudas de árvores nativas e frutíferas oferecidas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A empresa levou aos participantes do evento os projetos ambientais ‘CompostIFS’ e ‘Deso + Verde’.
Quem aproveitou a oportunidade foi a pedagoga Geisiane Rosa, que ressaltou o caráter sustentável do ‘CompostIFS’. Segundo ela, o reaproveitamento de itens recicláveis é essencial para ajudar a natureza. “A gente tá utilizando um material que poderia ir para o lixo para plantar. Então, é uma ideia muito interessante. Eu amei”, afirmou ela, acrescentando que a ação conscientiza a juventude sobre os impactos ambientais do descarte irregular do lixo.
O ‘CompostIFS’ utiliza copos de plásticos descartáveis da Deso para armazenar as mudas arbóreas, fornecidos pela corporação. A iniciativa é desenvolvida em parceria com alunos e professores do campus de Estância do Instituto Federal de Sergipe (IFS), responsáveis pelo manejo das plantas. Além de doar os copos, a companhia também realiza distribuição das mudas em atividades de educação ambiental.
Mais vida
Já a professora Susana Passos Santos saiu do evento com uma muda de árvore de vegetação nativa, oferecida pelo ‘Deso + Verde’, programa da empresa que tem o objetivo de proteger e recuperar os mananciais de água do estado através do plantio arbóreo. O projeto já doou cerca de 120 mil mudas desde a sua criação, em 2019, e a meta é chegar a 200 mil.
“Isso é muito importante porque vai haver o reflorestamento das plantas. As que eu peguei aqui mesmo são lindas, são chamadas de ipê-roxo. Eu acho que é uma iniciativa ótima”, frisou Susana.