Pular para o conteúdo
Prefeito Edvaldo inaugura monumento em homenagem às vítimas da pandemia

Prefeito Edvaldo inaugura monumento em homenagem às vítimas da pandemia

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, na noite desta sexta-feira, 18, o memorial em homenagem às vítimas da covid-19, em Aracaju. Intitulado “Árvore de lágrimas”, o monumento foi erguido na praça Fausto Cardoso, no Centro, com o objetivo de honrar e eternizar a memória de todos aracajuanos vitimados pela pandemia. Até esta quinta-feira, dia 17, o número de vitimados pela doença, em Aracaju, foi de 2.594 pessoas.

“É uma emoção muito grande inaugurar este monumento, por tudo o que ele significa. Quando superamos os momentos mais críticos da batalha contra a covid-19, me reuni com os secretários e disse que nós precisávamos fazer uma homenagem às vítimas da pandemia, para que a gente não esqueça o que ocorreu. E quando digo isso não é para a gente ficar olhando para trás, se martirizando, mas para não esquecermos que foi uma luta terrível e que a sociedade fez um sacrifício imenso. Todos nós nos esforçamos muito. É um memorial para que a luta daquelas pessoas que morreram não seja em vão, para que a gente sempre se lembre e tome providências e trabalhe cada vez mais para evitar que algo assim aconteça novamente”, declarou Edvaldo.

O prefeito ressaltou que o monumento é também “uma homenagem às famílias, às pessoas que perderam parentes e amigos” e “um tributo generoso a todos aqueles que lutaram, de todas as áreas, mas essencialmente dos trabalhadores da saúde, que foram uns guerreiros extraordinários”. Edvaldo ainda lembrou que a Árvore de Lágrimas “serve de conscientização para que todos se cuidem, tomem as doses das vacinas e mantenham os cuidados necessários para impedir um novo crescimento da doença”.

Da mesma forma, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirmou que o  monumento “vem para imortalizar essas pessoas, pois elas entram para a história e não ficarão apenas na lembrança dos familiares, mas de toda a sociedade”. “É um dia muito especial para todas as pessoas que tiveram parentes vítimas da covid, para os profissionais da saúde que perderam colegas”, reiterou. Waneska destacou que “são quase três anos de luta contra a doença”. “Infelizmente, em Aracaju, tivemos mais de 2.500 vítimas que lutaram junto com os profissionais de saúde, com toda a equipe de servidores da Prefeitura que de forma compartilhada trabalharam muito e continuam trabalhando para combater a pandemia e diminuir o número de óbitos”, disse.

Árvore de Lágrimas

O projeto do monumento “Árvore de Lágrimas” foi elaborado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e é de autoria da arquiteta e urbanista Alana Lúcia Mello. Executada pelo artista plástico Ruy Andrade, especialista em monumentos em estrutura metálica, a árvore representa a dor da perda e simboliza lágrimas, que ao caírem, se renovam em solidariedade, amor ao próximo, fé, confiança e esperança.

O monumento foi instalado sob uma base de concreto em relevo. Nela, há pontos de luz em led, em um acrílico em formato de gotas que simulam lágrimas. Ao todo, o memorial conta com 72 luminárias. Além disso, o monumento possui um QR Code, que direciona os visitantes para uma página no site da Prefeitura de Aracaju com uma lista contendo os nomes de todas as vítimas da pandemia. O valor total do investimento foi de R$ 149,8 mil.

O artista plástico Ruy Andrade relata que foi um desafio desenvolver o projeto, pois perdeu muitos amigos e familiares para a covid-19. “Não é uma obra de arte comum, mas uma homenagem. Cada dia que eu chegava no galpão para desenvolver as peças eu pensava nas pessoas que perdi e em tanta gente que sofreu com a doença. A ideia do prefeito de abraçar esse projeto foi de grande importância para os familiares e todos que perderam alguém durante a pandemia”, avaliou.

O turista Élcio Ferreira Duarte, natural de São José dos Campos, São Paulo, acompanhou a inauguração do memorial e comenta que achou a iniciativa da Prefeitura louvável. “Nós temos acompanhado tanto negacionismo por parte de muitas pessoas, então é muito bom ver o poder público fazendo essa homenagem às vítimas da covid-19. É uma iniciativa muito nobre, não tinha visto em nenhuma outra cidade”, salientou.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter