Nesta segunda-feira (13), os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros), acompanhados pelo governador Fábio Mitidieri, concretizaram a criação do consórcio do transporte público coletivo para a Grande Aracaju, visando aprimorar o sistema de transporte entre as cidades.
O consórcio tem como objetivo principal a realização de licitações para empresas interessadas, buscando a melhoria efetiva do transporte coletivo, embora a data para esse processo ainda não esteja definida.
Segundo a prefeitura de Aracaju, reuniões futuras entre os prefeitos ocorrerão para discutir detalhes do consórcio e abordar soluções para os desafios identificados. A próxima está agendada para o dia 22 de novembro.
Dada a posição de Aracaju como a capital e a mais populosa das quatro cidades, a administração do consórcio ficará a cargo da cidade, porém, todas as decisões serão tomadas de forma colaborativa.
Histórico das discussões: Consórcio metropolitano
As conversas para a criação do consórcio tiveram início em 2018, quando o prefeito Edvaldo anunciou o processo e promoveu a primeira reunião entre os prefeitos. Em 2020, devido à pandemia da covid-19, as discussões foram temporariamente suspensas.
Em 2022, a prefeitura de Aracaju contratou a Associação Nacional de Transporte Coletivo (ANTP) por R$1,9 milhão para realizar uma consultoria especializada, visando diagnosticar o sistema de transporte público na Grande Aracaju.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br