Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju apresenta editais da “Lei Paulo Gustavo” para impulsionar cultura local

Prefeitura de Aracaju apresenta editais da “Lei Paulo Gustavo” para impulsionar cultura local

Em um evento realizado no Centro Administrativo da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a apresentação dos editais da “Lei Paulo Gustavo”, também conhecida como Lei Complementar Federal nº 195/2022. Com o objetivo de apoiar as cadeias produtivas da cultura aracajuana, essa iniciativa prevê o repasse de recursos federais no valor de R$ 5,8 milhões, destinados a diversas categorias do setor artístico-cultural.

O prefeito destacou a importância deste investimento para a cultura local, salientando que é a primeira vez em anos que um montante tão significativo é direcionado ao município. O processo de inscrição para os projetos começa em 20 de outubro, através do site Mapa Cultural.

A Lei Paulo Gustavo, regulamentada em maio de 2023, tem o propósito de mitigar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus no setor cultural. Do total de recursos, 70% serão direcionados ao audiovisual, abrangendo produções audiovisuais, manutenção de salas de cinema, capacitação, festivais, preservação da memória e operacionalização.

A outra parte dos recursos beneficiará diversas outras linguagens artísticas, como artes cênicas, artes visuais, cultura urbana, música, quadrilhas juninas, cultura popular, capoeira, literatura e economia criativa. Isso permitirá que uma ampla gama de artistas e projetos seja apoiada.

Os editais estão abertos a agentes culturais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, que residam em Aracaju e atuem no campo artístico-cultural há pelo menos dois anos. É possível se inscrever em vários editais com um projeto para cada um. As inscrições devem ser feitas no site mapa.cultura.aracaju.se.gov.br, através dos seguintes chamamentos públicos: edital de parecerista, edital para celebração de termo de compromisso, edital de audiovisual, edital para demais linguagens culturais e edital de premiação para agente cultural.

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Antônia Amorosa, destacou a abrangência desses editais, que englobam diversos segmentos culturais da capital sergipana. Ela também anunciou que o Governo de Sergipe lançará seus próprios editais na próxima segunda-feira, como parte das celebrações da Semana da Sergipanidade.

Representantes da cultura local, como Jéssica Lima, da Comissão de Comunicação do Fórum de Audiovisual de Sergipe, e o artista independente Pardal MC, elogiaram o investimento nos diversos segmentos culturais, ressaltando a importância desses editais para a cena artística local.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter