Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju encerra período de adaptação dos corredores de ônibus: Veja as regras

Prefeitura de Aracaju encerra período de adaptação dos corredores de ônibus: Veja as regras

Os corredores de mobilidade Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, construídos pela Prefeitura de Aracaju, têm como objetivo prioritário agilizar as viagens dos ônibus do transporte coletivo na cidade. Após um período de adaptação e uma extensa campanha educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, as novas regras de circulação nas faixas exclusivas entrarão em vigor no próximo sábado, dia 30 de setembro.

Desde a implementação das novas regras de circulação nos corredores de mobilidade, a SMTT realizou uma intensa campanha educativa, focando na travessia segura dos pedestres, no acesso aos abrigos de ônibus e no respeito dos condutores às lombofaixas e faixas exclusivas. Esse período de adaptação se encerra no próximo sábado, 30 de setembro, após cerca de 60 dias de esforços educativos.

Renato Telles enfatiza que a SMTT explorou diversos meios de comunicação para divulgar as novas regras, estipulou um período de adaptação que foi até estendido e realizou uma ampla campanha educativa para conscientizar todos os envolvidos no trânsito. A partir do próximo sábado, quem desrespeitar as regras de circulação poderá ser autuado.

Diferenças nas Faixas Exclusivas

Cada corredor de mobilidade possui suas particularidades quanto ao uso das faixas exclusivas. No caso do corredor Hermes Fontes, o projeto se destaca pela presença de abrigos de ônibus em “ilhas”, permitindo que ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais devidamente caracterizados trafeguem por essa faixa. Entretanto, é importante destacar que táxis e transporte escolar não podem realizar embarque e desembarque nesse corredor.

Nos corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, a SMTT estabeleceu a padronização dos horários de circulação exclusiva. Os automóveis particulares estão proibidos de utilizar as faixas exclusivas de segunda a sexta-feira, no período entre 6h e 9h, assim como das 16h às 19h. Além dos ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados também têm livre circulação nessas faixas durante os horários permitidos.

Superintendente da SMTT Enfatiza Benefícios das Faixas Exclusivas

O Superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta a importância do respeito às faixas exclusivas e destaca os resultados positivos alcançados até o momento: “Dados da SMTT mostram que há um grande respeito dos condutores às faixas exclusivas e esperamos que, com o fim do período de adaptação, o respeito seja ainda maior. As faixas exclusivas têm resultados super positivos. Com os corredores, o tempo de viagem dos ônibus diminuiu 26%. É um ganho importante para os usuários do sistema”, afirma.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter