Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju mantém ações educativas para orientar sobre as novas regras dos novos corredores de ônibus

Prefeitura de Aracaju mantém ações educativas para orientar sobre as novas regras dos novos corredores de ônibus

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), segue realizando ações de orientação de trânsito nos novos corredores de ônibus da capital (Hermes Fontes, Centro/Jardins, Beira Mar e Augusto Franco). Os agentes de trânsito estão espalhados pelos quatro pontos dando orientações aos condutores de veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres sobre as novas regras de trânsito.
Essas ações fazem parte da campanha educativa desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju  focada especificamente no funcionamento dos novos corredores. Iniciada no dia 11 de agosto, a campanha tem duração de 30 dias. De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, o período é considerado importante para que a população possa se adaptar às novas regras, encarando-as como novos hábitos.

“Os condutores devem estar bastante atentos à nova sinalização, irem se adaptando e criando os novos hábitos de circulação com base nessas regras dos corredores. O objetivo dessas ações educativas é justamente auxiliar a população neste período de adaptação”, destaca o diretor.

Ainda conforme Thiago Alcântara, no corredor Hermes Fontes – em que a faixa exclusiva de ônibus funciona de maneira integral – as ações estão sendo intensificadas. Além da atuação dos próprios agentes de trânsito, a campanha também conta com o trabalho das equipes do Centro de Educação para Trânsito (CET) da SMTT, que realizam a distribuição de panfletos informativos e dialogam com pedestres e usuários de transporte público a fim de orientá-los quanto à travessia pelas faixas e lombofaixas.

“Os agentes de trânsito orientam para que haja um condicionamento dos condutores de não utilizarem a faixa do ônibus, principalmente no corredor Hermes Fontes, em hora nenhuma, em dia nenhum, já que a faixa é exclusiva em tempo integral. No caso dos demais corredores, eles orientam em relação aos horários de exclusividade, assim como também auxiliam o pedestre nessa travessia. Ou seja, os agentes estão in loco mostrando aos condutores que eles devem ter respeito à faixa de pedestre, parando antes da faixa, sem obstruir a passagem desse pedestre”, destaca o diretor

Os novos corredores de trânsito da capital são fruto de um investimento de quase R$ 46 milhões da Prefeitura de Aracaju, e têm como objetivo garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que, com as faixas exclusivas, os ônibus terão o tempo de deslocamento reduzido em cerca de 20%.

Corredores
Dos quatro novos corredores, um deles requer uma mudança maior de tráfego, portanto, exige atenção redobrada de todos os envolvidos do trânsito, que é o Hermes Fontes, onde a faixa exclusiva para ônibus está localizada no canteiro central da via. Neste corredor, foram implantadas lombofaixas, garantindo um acesso seguro aos pedestres. Nos demais corredores, conforme reitera o diretor, embora os ônibus permaneçam circulando pela faixa do lado direito, “os condutores também deverão estar atentos à nova sinalização, dada à circulação exclusiva dos ônibus em horários determinados”.

“Para fazer a conversão à direita nos corredores Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, o condutor deve ficar atento à faixa quando ela passa a ficar tracejada, porque é onde se delimita o espaço em que o condutor deve fazer a conversão à direita, acessando a faixa do ônibus. A faixa exclusiva nesses corredores funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h; já no corredor Hermes Fontes, esse funcionamento é integralmente exclusivo para os ônibus todos os dias e horários. Ou seja, os condutores estão sendo informados e orientados de que eles não devem, de forma alguma, transitar pelo corredor de ônibus, tendo em vista essa proibição”, acrescenta.

O diretor reitera que as campanhas educativas da SMTT são contínuas. Apesar de existir um prazo de 30 dias para as ações destinadas aos novos corredores, as ações permanecerão dentro da programação de educação para trânsito do órgão. “O período de 30 dias é razoável para que a população fique tranquila em relação ao novo regramento de funcionamento dos corredores. Obviamente, quando há desrespeito existe uma sanção para isso, então, futuramente, os condutores que infringirem as regras de funcionamento do corredor, previstas em lei do Código de Trânsito, estarão sujeitos a multa”, explica.

A população reconhece a importância de campanhas educativas como esta, sobretudo quando envolve alterações de trânsito, como destaca William Guimarães, que transita com frequência pelo corredor Hermes Fontes. “É importante e necessário porque, infelizmente, nem todo motorista respeita a faixa de pedestres, por exemplo”, frisa.

“Eu sou motorista habilitado há 18 anos, hoje eu tenho mais de 70 anos. Todo motorista, quando aprende a dirigir, aprende que tem que respeitar a faixa de pedestre e a sinalização, mas infelizmente isso falta. O motorista respeitando as regras, vai ficar tudo 100%. Por isso é importante ter os agentes de trânsito orientando, e espero que as pessoas se adaptem e passem a respeitar mais”, avalia o pedestre.

Dienaide Azevedo acredita que com a presença dos agentes, orientando e educando a população, poderá haver uma harmonia melhor no trânsito. “Só assim, educando, para que as pessoas aprendam a respeitar regras. Muitos não entendem o quanto é difícil a vida do pedestre, porque dificilmente um motorista para na faixa para dar preferência. Mas, desde que os agentes iniciaram essas ações, tenho visto uma mudança e eu espero que ela se perpetue. Porque só assim a gente tem a oportunidade de atravessar”, destaca.