A Prefeitura de Aracaju está mobilizada para lidar com a instabilidade climática que afeta a capital desde o início desta semana. As equipes da Defesa Civil mantêm-se em alerta, tendo enviado alertas à população por meio do serviço SMS 40199. O objetivo é informar sobre a expectativa de chuvas moderadas, raios e ventos fortes, previstos até a tarde de sexta-feira, 22.
Nos últimos 24 horas, Aracaju registrou um acumulado de 10 milímetros de chuva, com três ocorrências notáveis nesta quinta-feira. As demandas dos bairros Santa Maria, Robalo e Soledade incluíram avaliação de risco estrutural em uma residência, ameaça de queda de árvore e risco de deslizamento, respectivamente.
O tenente-coronel Silvio Prado, secretário da Defesa Social e da Cidadania, assegura que todas as solicitações foram atendidas sem gravidade maior. Ele ressalta a importância de manter equipes de prontidão e destaca o registro das ocorrências através do número de emergência 199.
As equipes de prontidão estão monitorando áreas estratégicas, como os bairros Jabotiana, Jardins, Inácio Barbosa e outras áreas de risco na Zona Norte da cidade. Utilizando o sistema ClimAju, que fornece dados em tempo real sobre chuvas e imagens ao vivo através de sete câmeras estrategicamente instaladas, a Defesa Civil otimiza suas operações preventivas.
“O sistema ClimAju é essencial para monitorar a cidade e otimizar o trabalho das equipes, fornecendo dados precisos sobre acumulado de chuva e imagens em tempo real”, explica o secretário Silvio Prado.
Diante da possibilidade de ventos fortes, o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, emite orientações à população. Ele destaca a necessidade de atenção especial a estruturas metálicas, telhas em fibrocimento e painéis de publicidade, suscetíveis a ventos intensos. Rabelo também alerta para evitar abrigar-se sob árvores.
Em caso de situações anormais, a população é incentivada a acionar a Defesa Civil de Aracaju pelo número emergencial 199, disponível 24 horas por dia. “Mantemos equipes em atenção para avaliação de risco e adoção das medidas necessárias à segurança da população”, destaca Robson Rabelo.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.