A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem por meio desta nota, esclarecer os rumores ocorridos em uma unidade escolar do município a respeito de uma possível suspeita de Meningite Bacteriana.
Informamos que o referido caso não se trata de meningite bacteriana, considerada de alta transmissibilidade de pessoa a pessoa, onde já se tem exames laboratoriais que descartam o caso, conforme informações fornecidas pela unidade hospitalar onde se encontra o paciente, através da Secretaria de Estado da Saúde.
É importante ressaltar que existem meningites provocadas por diversas outras condições clínicas/infecções, a exemplos de vírus, fungos, parasitas e que podem ser prevenidas com a intensificação das boas práticas de higiene.
Ao mesmo tempo, a SMS reforça aos pais e comunidade escolar as medidas preventivas contra a meningite bacteriana para os estudantes através da vacinação, sendo indicadas as vacinas Meningocócica C, para crianças entre 3 e 5 meses e ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos, conforme o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.