A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, implementou na rede de saúde do município, a teleinterconsulta, serviço de atendimento virtual que permite que médicos, em diferentes localidades e de diferentes especialidades, possam se comunicar para tratar o caso de um mesmo paciente.
Realizado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Secretária de Estado da Saúde (SES), o serviço de teleinterconsulta tem apresentado excelentes resultados e já auxiliou no atendimento de diversos pacientes que tiveram acesso a consulta com médicos especialistas perto de casa e sem fila de espera.
“A telinterconsulta é muito importante e veio para revolucionar o cuidado com o paciente na Atenção Primária, possibilitando a quebra de barreiras e permitindo o acesso a pacientes, por exemplo, que têm dificuldade de se locomover até o nosso Centro de Especialidades Médicas, seja pela sua condição clínica ou em decorrência da distância entre o seu domicílio e o local da consulta.” ressalta o secretário de saúde Marlysson Magalhães.
São atendidos pacientes que tenham indicação do médico da unidade, uma vez que o serviço é voltado para pacientes pertencentes a área de abrangência de cada território. A teleinterconsulta contempla a toda a população lagartense e está disponível nas 15 Unidades Básicas de Saúde.