Pular para o conteúdo
Prefeitura de Telha realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Prefeitura de Telha realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o apoio da Prefeitura de Telha, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde e do o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi realizada na tarde desta segunda-feira, 19, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Colégio Estadual José Guimarães Lima e contou com a presença de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, e sociedade civil.

A mesa composta por membros do CMDCA, do Conselho Tutelar, do NUCA, Selo Unicef, Conanda e gestores municipais abordou a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: Violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Para os organizadores, o impacto que a pandemia causou e ainda causa nas famílias, principalmente, no público-alvo da Conferência, é um motivo preocupante para o desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes de todo o País.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Priscilla Dias, o dia está sendo um momento oportuno para envolver toda a comunidade telhense. “O nosso intuito com essa conferência é que todos participem nas escolhas das políticas públicas que serão aplicadas nessa gestão. Ver todos eles participando e debatendo com a gente é muito gratificante, pois este é o momento que temos para colocar em prática algumas ideias e escolhermos qual futuro nós vamos dar às nossas crianças e adolescentes”, entende.

Temas eixos

O assunto principal colocou em pauta cinco eixos, que foram debatidos por equipes espalhadas em salas laboratórios. O resultado final será avaliado pela organização do evento e servirá de base para futuros debates que abordarão a problemática no Município. Entre os temas, estão: Eixo 1 – promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo 2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de COVID-19; Eixo 3 – ampliação e consolidação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Eixo 4 – participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Eixo 5 – garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de COVID-19.

O jovem José Rian, de 14 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura e espera participar de outros momentos que envolvam a classe estudantil. “Achei muito bom! Gostei, porque pude dar a minha contribuição na formulação das propostas. O meu grupo apresentou a implementação de internet nas escolas, pois, nós, jovens, estamos cada vez mais conectados. A internet nos ajuda muito nas questões de pesquisas e informação. Parabéns a gestão por esse evento”, aprovou o integrante da Banda Marcial Iago Vieira de Souza, que fez uma apresentação no evento.

Texto e foto: Ascom PMT/ Divulgação

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter