Pular para o conteúdo
Previsão do Tempo: Setembro promete calor em todo o Brasil com possibilidade de tempestades na Região Sul

Previsão do Tempo: Setembro promete calor em todo o Brasil com possibilidade de tempestades na Região Sul

Alerta de "Perigo": Nova onde de calor começa hoje no Brasil

O mês de setembro chegou e, para os brasileiros, promete ser marcado por temperaturas elevadas e eventos climáticos que demandam atenção. Segundo a Climatempo, a influência do fenômeno El Niño será notável, podendo trazer períodos tão ou mais quentes do que os observados em agosto. Além disso, a região Sul do país enfrentará tempestades de chuva, enquanto São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem sentir uma brusca queda da temperatura no início da próxima semana, devido à passagem de uma frente fria.

Calor Intenso em Diversas Regiões

No Norte e Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas podem atingir marcas impressionantes, ultrapassando os 40 °C, especialmente no Tocantins e no centro-sul do Pará. Em algumas áreas do interior do Nordeste, bem como em pontos do interior de São Paulo e de Minas Gerais, os termômetros também podem se aproximar dos 40 °C.

De acordo com a Climatempo, a temperatura máxima média deverá ficar de 1 °C a 2 °C acima do normal em todo o Centro-Oeste, no norte de São Paulo, no oeste de Minas Gerais e da Bahia. O mesmo vale para a região Norte. Em alguns locais do centro-norte do país, o desvio acima do normal da média das temperaturas máximas poderá atingir entre 3 °C e 4 °C. No restante do Brasil, o desvio deve ficar até 1 °C acima da média.

Segundo o meteorologista da Climatempo, Vinícius Lucyrio, embora setembro comece com pancadas de chuva em várias partes do país, isso não significa que o mês será chuvoso todos os dias. A tendência é de que um sistema de alta pressão atmosférica se expanda sobre o interior do Brasil, deixando o ar mais seco.

Chuvas Intensas na Região Sul

Por outro lado, o fenômeno El Niño terá um impacto significativo na região Sul do Brasil. Os estados do Sul devem sentir a influência de fortes áreas de baixa pressão atmosférica que se desenvolverão entre o Paraguai e o Sul do país. Essas baixas pressões, juntamente com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral, estimularão a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e até mesmo granizo.

Vinícius Lucyrio, da Climatempo, destaca que, embora setembro comece com chuvas em quase todo o país, a tendência é que ocorra novamente a expansão de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil, deixando o ar mais seco em algumas regiões.

Distribuição das Chuvas

Em relação ao volume de chuva, espera-se que fique um pouco acima da média normal no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais, no centro, leste, sul e oeste de São Paulo, no centro-leste de Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Por outro lado, no leste do Nordeste, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em todo o Norte do Brasil, o volume de chuva deve ficar um pouco abaixo do normal. Nas demais áreas do país, a previsão é de chuvas dentro da média.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter