A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Maristela Xavier dos Santos tornou-se a primeira mulher a ser promovida ao posto de coronel nos mais 102 anos de história da corporação, que passou a contar com efetivo feminino a partir do final dos anos 90. O decreto de promoção, assinado pelo governador Fábio Mitidieri, foi publicado na edição nº 29133 do Diário Oficial desta sexta-feira (14). A ascensão por merecimento ao novo posto se dará a partir do próximo dia 21, que é uma das datas previstas no calendário de promoções de militares do CBMSE.
Maristela Xavier dos Santos é natural de Duque de Caxias/RJ e ingressou na carreira como cadete em 2001, tendo sido graduada em Ciências de Defesa Social (2001 – 2003) no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Possui ainda graduação em Direito – Universidade Tiradentes (2011), Publicidade e Propaganda – Universidade Tiradentes (2005), Pós-Graduação em Direito Penal e Processual – Universidade Tiradentes, Curso de Especialização em Segurança Pública – Academia de Polícia Militar da Bahia/Universidade Estadual da Bahia (2012) e Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública – Academia de Polícia Militar da Bahia (2019).
Durante sua carreira, já atuou na Defesa Civil de Aracaju, foi comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (Itabaiana/SE), diretora de Logística/Finanças do CBMSE e assessora técnica institucional do CBMSE, dentre outras funções.