Pular para o conteúdo
Programa Acolher promove ação de conscientização e prevenção ao suicídio com alunos da rede estadual

Programa Acolher promove ação de conscientização e prevenção ao suicídio com alunos da rede estadual

As ações foram realizadas durante todo o mês de setembro nas 53 escolas subdivididas nos oito municípios jurisdicionados à DRE 8

Os alunos do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, têm participado, ao longo de todo o mês, de uma ação de conscientização sobre saúde mental e valorização da vida, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’. Promovida pela equipe do Programa Acolher, lotada na Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8), a ação envolve as 12 turmas das três séries que compõem o ensino médio da unidade escolar.

De acordo com a psicóloga Juliana Santana, o objetivo da ação é elucidar aos estudantes a importância de romper com o tabu de não se falar sobre o assunto, além de mostrar aos jovens que existe uma rede de apoio escolar com quem eles podem contar. “Nas dinâmicas em sala de aula, focamos na exposição dos fatores de risco (adversidades, enfrentamento e saúde mental), nos sinais de alerta (diminuição ou ausência de autocuidado, mudanças alimentares e/ou nos hábitos de sono, crescente isolamento social) e nos fatores de proteção (apoio social, autoestima, resiliência). Nosso intuito é mostrar aos jovens que eles não devem sentir vergonha de pedir ajuda, seja para eles próprios seja para amigos, pois existe uma rede de apoio escolar que está pronta para acolhê-los”, disse a profissional.

Para a estudante Arielly Raianne Santos de Jesus, de 18 anos, a ação foi uma oportunidade para aprender mais sobre saúde mental. “Eu gostei bastante da dinâmica proposta pela psicóloga. Acho que esse tipo de conversa nos ajuda a compreendermos melhor os sinais de alerta para podermos ajudar nossos amigos e colegas, mas também pessoas com quem convivemos fora da escola”, enfatizou Arielly.

Ação conjunta pela vida

De acordo com a coordenadora do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Adriane Damasceno, a ação no Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto é resultado de uma capacitação realizada pela Seduc, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A formação contemplou as equipes de psicólogos e assistentes sociais do Programa Acolher, além de gestores das unidades escolares, professores e técnicos das dez diretorias regionais de educação de Sergipe.

“A oficina ‘Setembro Amarelo: como abordar?’  teve por objetivo orientar esses profissionais acerca de ferramentas úteis para serem usadas como intervenção em Psicologia da Saúde, bem como discussão sobre essa temática na comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino. A formação foi capitaneada pelo professor André Faro, vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFS”, comenta a gestora.

A diretora regional Marleide Cruz de Araújo acrescenta que a equipe pedagógica da DRE 8, alinhada aos psicólogos e assistentes sociais do Programa Acolher, promoveu para as escolas ações de prevenção ao suicídio e orientações de como identificar esses comportamentos, por meio do diálogo e conscientização para o autocuidado e amor à vida. “As ações foram realizadas durante todo mês de setembro nas 53 escolas subdivididas nos oito municípios jurisdicionados à DRE 8. Esse movimento foi de fundamental importância e teve a adesão de toda a comunidade escolar”, finaliza.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter