Pular para o conteúdo
Receita Federal libera hoje consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2023

Receita Federal libera hoje consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2023

Prazo para declaração do Imposto de Renda 2024

Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, a Receita Federal disponibilizou a consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2023. Nesta etapa, 354.509 contribuintes terão direito ao crédito bancário no valor total de R$ 643 milhões.

Essa primeira rodada de restituições contempla aqueles que enviaram declarações finais após o término do prazo de entrega, devido a retificações ou outras correções em seus documentos. Do total de contribuintes beneficiados, 60.544 são idosos, 6.491 apresentam alguma deficiência ou doença grave, e 16.874 têm o magistério como sua principal fonte de renda, tendo prioridade no recebimento dos valores.

Além disso, 119.040 contribuintes que não têm prioridade legal receberão prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou por terem optado pelo recebimento da restituição via Pix. Outros 151.560 contribuintes sem prioridade legal também receberão os recursos.

O cronograma do Imposto de Renda deste ano foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023. O próximo pagamento dos lotes residuais está agendado para a terça-feira da próxima semana, 31 de outubro.

Como Consultar o Lote de Restituição

Para saber se você foi contemplado em algum dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda 2023, basta acessar a página da Receita Federal na internet. Além disso, a consulta pode ser realizada por meio do aplicativo do Fisco, disponível para dispositivos Android e iOS.

Em ambos os sistemas, o contribuinte pode verificar se a restituição foi liberada, se continua em processamento ou se há pendências. No caso de pendências, é possível fazer correções através de uma declaração retificadora.

Como Receber a Restituição

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após o depósito, o dinheiro fica disponível na conta durante o período de um ano. Para saques fora desse prazo, o contribuinte deve solicitar o montante por meio do formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte pode comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter