Pular para o conteúdo
Receita Federal libera lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal libera lote residual de restituição do Imposto de Renda

Governo Federal aumenta faixa de isenção do Imposto de Renda para dois salários mínimos

Nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, a Receita Federal realiza o pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), totalizando R$ 800 milhões destinados a 306.224 contribuintes que estiveram na malha fina em anos anteriores e regularizaram suas pendências com o Fisco.

Dentre os beneficiados, 8.613 são idosos acima de 80 anos, 67.695 têm entre 60 e 79 anos, 6.403 possuem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, e 20.258 têm como principal fonte de renda o magistério. Além disso, 128.138 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via PIX também serão contemplados, assim como 75.117 contribuintes não prioritários.

O processo de consulta foi iniciado no último dia 24, através da página da Receita Federal na internet. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser realizada por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

Para os contribuintes que não constam na lista, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Em casos de pendências, é possível corrigir mediante o envio de uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes da malha fina.

Resgate de Valores Não Creditados

Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá reagendar o crédito através do Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Aqueles que não realizarem o resgate após um ano devem requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve, no menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter