O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), concluiu as atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com a realização da Revisão Final, ocorrida nesta sexta-feira, 1º de novembro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O evento atraiu cerca de 6 mil estudantes da Rede Pública Estadual e do programa Pré-Universitário (Preuni), oferecendo uma oportunidade valiosa para exercitar conhecimentos com o suporte de orientações, dicas e material pedagógico elaborado pelos professores do Preuni.
Na entrada do evento, os alunos receberam um caderno de questões, abrangendo atividades nas áreas de conhecimento abordadas no Enem. Com a participação de 18 professores, a Revisão Final apresentou temas e questões relevantes para a prova, ajudando os alunos a se prepararem de forma eficaz.
O professor de Química, Márcio Cardoso, destacou a relevância do evento na preparação dos alunos. “Essa revisão é uma oportunidade para relembrar conceitos estudados ao longo do ano. Não adianta chegar aqui sem conhecimento prévio e esperar aprender tudo de uma vez. Porém, oferecemos dicas valiosas e revisamos conceitos que podem ter sido esquecidos. Além disso, ajuda a aliviar a tensão, que é natural nessa fase”, explicou.
A professora de Espanhol, Monicque Risper, compartilhou sua abordagem para tornar o conteúdo mais atraente. “Hoje, fizemos a revisão usando personagens conhecidos, como Frida Kahlo, para discutir gêneros textuais relevantes que aparecem na prova, tanto de Espanhol quanto de Inglês. Meu objetivo é apresentar o conteúdo de forma divertida e acessível”, comentou.
Preparação ao Longo do Ano Letivo
Durante o ano letivo de 2024, os alunos da Rede Estadual participaram de uma série de atividades voltadas para a formação de conhecimento. O projeto “Treinando com Pesos”, desenvolvido em colaboração com professores articuladores do Preuni, incluiu revisões abrangendo Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Atualidades e Redação. Além dos aulões, os estudantes também aproveitaram Oficinas de Redação quinzenais, projetadas para enriquecer suas habilidades e repertório para o exame.
A professora de Redação do Centro de Excelência Santos Dumont, Fátima Rocha, destacou a importância dessas aulas na trajetória dos alunos. “Essas atividades foram cruciais para os alunos, proporcionando orientação e incentivando-os a buscar seus objetivos acadêmicos”, concluiu.