O ano de 2024 começou com más notícias para Riachão do Dantas, principalmente na área da saúde municipal. O ranking do programa Previne Brasil 2023 deixou o município riachãoense na 73ª posição, o que se pode deduzir para uma gestão ineficiente, aliada a uma equipe pouca comprometida.
O resultado leva em conta sete indicadores da atenção primária e a avaliação é realizada a cada quatro meses, e nesse último, entre os meses de maio e agosto de 2023, Riachão do Dantas atingiu 237.04 no Indicador Sintético Final (ISF), ficando na frente apenas de Estância e Neópolis no ranking dos 75 municípios do Estado.
O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Os números mostram que a saúde no município está na UTI, pois a avaliação do Previne analisa a garantia de que as mulheres tenham acesso a, no mínimo, seis consultas pré-natais, além de consultas odontológicas trimestrais, exames de sífilis e HIV, é fundamental.
A saúde das mulheres, de modo geral, também é extremamente fundamental no que diz respeito à realização de exames de citologia, HIV e sífilis. O acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, é outro ponto chave na avaliação.