Pular para o conteúdo
Saúde de Aracaju reforça atenção a crianças com síndromes gripais

Saúde de Aracaju reforça atenção a crianças com síndromes gripais

Com a intensificação das chuvas e mudanças bruscas na temperatura entre os meses de março e julho, é comum que os casos de síndrome gripal aumentem. Por causa do tempo frio, geralmente os ambientes são mantidos fechados, o que propicia o aumento do contágio de vírus como o influenza, principalmente em crianças devido a maior fragilidade do sistema imunológico.
De acordo com o médico pediatra da Secretaria da Saúde de Aracaju, William Barcelos, a síndrome gripal é um conjunto de sintomas que se desenvolvem na árvore respiratória com pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou coriza.

Caso os pais percebam na criança a persistência desses sintomas, o recomendado é levá-la até uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju. “Os sinais que os pais devem ficar atentos são a piora progressiva da febre após 3 dias, prostração, recusa alimentar e dificuldade respiratória. Os extremos de idade (crianças e idosos) são mais propícios devido a maior fragilidade do sistema imunológico, o que fortalece a necessidade de atualização do calendário vacinal”, orienta o especialista.

Ao iniciar sintomas gripais, completa William, deve-se atentar aos sinais de gravidade, como piora da febre progressiva por mais de três dias, com dificuldade respiratória, prostração e inapetência, “além da prevenção da transmissão do vírus com a diminuição dos contatos sociais”, destaca.
A diretora de atenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Janaina Cavalcante, reforça a importância de avaliação médica em casos de sintomas que durem mais de três dias. “Quando a criança é avaliada pelo médico [na UBS], ela já sai medicada e com medicação na mão. Esse cuidado é para que os sintomas não se agravem, porque o que a gente está vendo aqui enquanto saúde é que esse agravamento está sendo muito rápido. Então, levar o quanto antes a criança que está com quadro de síndrome gripal para o médico poder avaliar e identificar a necessidade da criança”, ressalta.
Prevenção
Com a diminuição das temperaturas e alterações na umidade do ar, a disseminação do vírus se torna mais rápida, por isso, é importante adotar alguns hábitos para dificultar a contaminação. De acordo com o pediatra William Barcelos, a prevenção do vírus da gripe é semelhante à da covid-19. “A higienização das mãos e das superfícies, o resguardo quanto aos contatos sociais na presença de sintomas gripais e, principalmente, a atualização vacinal são as maiores armas na proteção contra a infecção pelo vírus influenza”, enfatiza.

Janaina também destaca a importância da vacinação para evitar o aumento de casos de gripe. “A orientação principal é manter o esquema vacinal em dia porque a vacina salva vidas, previne e protege. Além disso, evitar expor a criança a aglomerações e ter todo um cuidado oferecendo alimentação saudável e bastante líquido”, frisa.

Atendimento
A Prefeitura de Aracaju disponibiliza, no Centro Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, situado no bairro Coroa do Meio, atendimento de referência para adultos e crianças com sintomas gripais, testagem para covid e atendimento infantil com médico pediatra.

Entre os meses de janeiro e julho, as Unidades Básicas de Saúde realizaram 12.707 atendimentos a crianças entre 0 a 15 anos. Segundo Janaina, das 18 UBS da capital, 10 atendem com horário estendido das 7h às 19h, com pediatra e médico da família especializado no atendimento à síndrome gripal infantil.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter