Pular para o conteúdo
Seduc abre nova chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Seduc abre nova chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Forró Caju 2025

 leite de coco, o arroz branco, o camarão cinza e o pão de macaxeira são os itens dessa segunda chamada pública

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e levar para a merenda escolar alimentos de boa procedência, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) publicou nesta segunda-feira, 17, o edital de chamada pública para aquisição de mais quatro gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar (grupos informais, fornecedores individuais, grupos formais): o leite de coco, o arroz branco, o camarão cinza e o pão de macaxeira.

Com um orçamento de R$ 1,2 milhão, os novos produtos passaram pelo teste de aceitabilidade, recentemente, e comporão o cardápio escolar de 45 centros de excelência, localizados nas diretorias regionais de educação do Sul sergipano (DRE 1), Baixo São Francisco (DRE 6) e de Aracaju (DEA).

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc (DAE/Seduc), Lucileide Rodrigues, a chamada servirá para acolher as propostas de preços, a qual ocorrerá no dia 8 de maio, e já no dia 10 seguinte, a Seduc receberá as amostras dos alimentos para análise. A previsão é de  que o resultado das análises seja divulgado no dia 12, com resultado final a ser divulgado no dia 19 de maio. “Poderão participar dessa chamada pública fornecedores na forma de grupos informais, fornecedores individuais e grupos formais detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou CAF Física e ou DAP ou CAF Jurídica”, completou.

Essa é a segunda chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios realizada este ano pelo Governo de Sergipe. A primeira aconteceu em 24 de fevereiro, com o intuito de comprar 17 itens do cardápio escolar, com orçamento previsto de R$ 5,5 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Dois itens não tiveram propostas de fornecedores: o iogurte sabor morango e o sabor frutas.

Oito cooperativas ligadas à agricultura familiar do estado de Sergipe assinaram contratos de fornecimento. Dentre os produtos que integraram a primeira chamada estão: frutas, verduras, tubérculos e leguminosas. “O milho, alimento típico nos festejos juninos, já está garantido para as nossas crianças e jovens, além, claro, de outros alimentos que garantem uma alimentação saudável e equilibrada no ambiente escolar”, comentou Lucileide Rodrigues, ao lembrar que o início de entrega dos alimentos às escolas está agendado para o dia 24 de abril.

Na avaliação do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, as duas chamadas públicas se enquadram na política pública de fortalecimento da agricultura familiar e geração de economia para os pequenos agricultores. No entanto, é preciso ter o máximo de transparência no processo e a ausência de falhas na distribuição dos alimentos.  “Com esta ação vamos garantir alimentos saudáveis na merenda escolar das nossas crianças e jovens, além de fortalecer a agricultura familiar sergipana”, conclui Zezinho Sobral.