Evento é o maior e mais importante já realizado sobre o tema das mudanças climáticas
Em missão oficial representando o Senado Federal, o senador sergipano Alessandro Vieira (PSDB) está a caminho do Egito para participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, até o dia 18. A COP27 é o maior e mais importante evento já realizado sobre o tema das mudanças climáticas e reúne líderes mundiais para discutir ações de enfrentamento ao desafio global das mudanças climáticas.
O foco do evento é acelerar a redução das emissões de carbono, tendo como meta a emissão zero em 2050, promessa feita por muitos países na última edição do evento. Durante duas semanas são negociados acordos internacionais de ação e cooperação bem como formalizados compromissos e apresentadas inovações tecnológicas em áreas como: reciclagem, geração de energia, acesso à água, limpeza de água e solo e produção de alimentos.
“A discussão sobre o mercado de carbono e financiamento por perdas e danos é importantíssima nesse ambiente da COP27, mas também outros temas como a garantia da água, combate à desertificação, adaptação e convivência com a seca e também as metas de redução gerais de emissão de carbono. Existe espaço para o Brasil em todas essas discussões. É muito importante que a gente tenha agora um ambiente renovado para que possamos implementar a efetiva recuperação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas”, destaca Alessandro.
Em 2022, o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas, vai guiar as conversas principais da COP27. O documento destaca – agora com mais dados em relação ao relatório anterior – os efeitos das mudanças climáticas no planeta e demonstra que sem uma aceleração no processo de descarbonização as metas não serão atingidas e teremos, a cada dia, mais mudanças no clima que podem provocar catástrofes nas cidades.
“O aumento da frequência e intensidade desses eventos ameaçam a saúde e a segurança de milhões de pessoas ao redor do mundo, tanto por impacto direto quanto por consequências das dificuldades para produção de alimentos e acesso à água potável”, avalia o The Nature Conservancy (TNC).
Na terça-feira (15), o senador Alessandro Vieira participa do painel “Do planejamento à ação: sociedade e política conectados no combate às mudanças climáticas”, evento organizado pela RAPS (Rede de Ação Política para a Sustentabilidade) que vai debater os caminhos da transição para a economia verde e para o desenvolvimento econômico carbono-neutro da Amazônia, além do reposicionamento do Brasil na agenda climática.
Durante a COP27 o senador Alessandro Vieira buscará conhecer experiências relevantes para Sergipe nas áreas de convivência com a seca, acesso à água e produção de alimentos, bem como entender como os países que têm economias baseadas no petróleo e gás estão se organizando para a transição energética essencial neste processo de descarbonização.
“É estratégico já inserir Sergipe no contexto da economia de baixo carbono. O estado tem um alto potencial de produção de energia solar e eólica e temos experiências com biogás que também podem ser implementadas no Estado. Em paralelo temos que trazer soluções efetivas para nossos municípios que sofrem sem acesso à água e com as altas temperaturas.”.