Pular para o conteúdo
Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste pelo segundo ano consecutivo

Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste pelo segundo ano consecutivo

A nova atualização anual do Painel de Indicadores Estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) indica Sergipe, pelo segundo ano consecutivo, como o estado mais seguro da região Nordeste. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) apresentou uma redução de 18,35%, saindo de 20,16 mortes por 100 mil habitantes, ao fim de 2023, para 16,46, no final de 2024. Os CVLIs abrangem homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte. Os novos dados acerca da incidência de criminalidade no país foram divulgados nesta quarta-feira, 22.

Para o governador Fábio Mitidieri, os dados divulgados pelo MJSP reafirmam o trabalho realizado na valorização das polícias e reestruturação técnica e de materiais das forças de segurança. “Desde o início da nossa gestão, temos priorizado a valorização dos nossos profissionais e o fortalecimento das nossas forças de segurança. Realizamos concursos públicos para ampliar os efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, garantindo que a população seja atendida com rapidez e eficiência. Além disso, temos investido em tecnologia, como o uso de ferramentas de inteligência para prevenir e combater o crime, e na ampliação da estrutura física, como delegacias e batalhões”, destacou.

Mitidieri pontuou, ainda, que os investimentos na Segurança Pública dialogam com as políticas de desenvolvimento implantadas, já que um estado seguro atrai investimentos, turistas e serviços, movimentando a economia.

No recorte apenas dos casos de homicídios, Sergipe já superou a meta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), prevista para 2030, de reduzir a taxa de homicídios para 16 mortes por 100 mil habitantes. De acordo com o mapeamento do MJSP, o estado encerrou o ano de 2024 com taxa de 15,49 homicídios por 100 mil habitantes.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, os dados divulgados dialogam com os indicadores que vêm sendo colocados pela SSP. “É também a comprovação de que o nosso trabalho está sendo reconhecido como exitoso pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, enfatizou.