Pular para o conteúdo
Sergipe registra superávit de 97,6 milhões de dólares nas exportações e importações em 2023

Sergipe registra superávit de 97,6 milhões de dólares nas exportações e importações em 2023

Sergipe registra superávit de 97,6 milhões de dólares nas exportações e importações em 2023

O estado de Sergipe dá início ao ano de 2024 com notícias positivas no cenário de exportações e importações, conforme apontam dados do Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC). O ano de 2023 foi marcado por um superávit na balança comercial do estado, alcançando a expressiva marca de 97,6 milhões de dólares.

Exportações em Destaque

O destaque nas exportações sergipanas foi impulsionado pela diversificação dos produtos comercializados. Os principais produtos exportados em 2023 foram os óleos brutos de petróleo, o suco de laranja e o gás natural liquefeito (GNL). Segundo o Observatório de Sergipe, esta foi a segunda vez, desde 1997, que o estado fechou a balança com saldo positivo.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, atribuiu o resultado positivo à política implementada pelo governador Fábio Mitidieri. “Sergipe está ganhando destaque no cenário mundial de investimentos exterior, destacando-se pela matriz energética e produtos agrícolas, além da estratégica localização para exportações”, destacou Barbosa.

Principais Destinos e Produtos

A expansão nas exportações, notadamente um aumento de 185,1% em relação ao ano anterior, foi impulsionada pela inclusão dos óleos brutos de petróleo na cesta de produtos exportados. Este item representou 43,6% do total de exportações, gerando uma receita de 147,2 milhões de dólares. Os Países Baixos (Holanda) foram o principal destino, respondendo por 44,1% das saídas.

O suco de laranja congelado e não fermentado ocupou o segundo lugar nas exportações, com quase 30% da participação, gerando uma receita de 101,1 milhões de dólares. Já o GNL obteve cerca de 10% de participação, com um rendimento de 34,5 milhões de dólares, sendo o Catar o principal destino.

Municípios Destaques

Os municípios sergipanos que mais se destacaram nas exportações foram Japaratuba (47,1%), Estância (33,1%), e Barra dos Coqueiros (13,9%). Japaratuba destinou 100% da produção de óleos brutos de petróleo ao exterior, Estância registrou um aumento significativo de 79% na produção de sucos de laranja, e Barra dos Coqueiros liderou na produção de gás natural liquefeito.

Importações em Queda

No campo das importações, Sergipe registrou uma queda de 31,6% em relação a 2022, influenciada pela redução nas compras de produtos como gás natural liquefeito (-60,5%), cloreto de potássio (-52,2%), fios texturizados de poliésteres (-40%), e sulfato de amônio (-36,4%).

Principais Importados e Destinos

O GNL conquistou a primeira posição entre os produtos mais importados, com 25,4%, originário dos Estados Unidos. O item ‘coque de petróleo não calcinado’ veio em segundo lugar, com 12,3%, proveniente dos EUA e da Colômbia. O município de Barra dos Coqueiros liderou as importações, com 26,4%, principalmente na compra de gás de petróleo.

Relações Internacionais

Os Países Baixos foram o principal comprador dos produtos sergipanos, respondendo por 30,8% do total das exportações, com destaque para os óleos brutos de petróleo. Já as importações realizadas por Sergipe tiveram os Estados Unidos como principal fornecedor, representando 36,6% do total, com o GNL como principal produto importado.

Radar do Comércio Exterior

As análises apresentadas fazem parte do Radar do Comércio Exterior, elaborado pelo Observatório de Sergipe com dados referentes ao ano de 2023. Os dados utilizados são provenientes do Comex Stat, sistema disponibilizado pelo Ministério da Economia para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro.

O Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento Estratégico e Gestão de Resultados (Superplan), da Casa Civil, reafirma o compromisso com a transparência e monitoramento estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter