Sergipe tem se consolidado como um local de grandes eventos, favorecendo, assim, um lugar para turismo de negócios. Exemplo disso será a realização do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos entre os dias 19 e 24 de novembro na capital sergipana e o Solenidade de Abertura da 41ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretarias de Fazenda (Comsefaz) e a 189ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) na próxima sexta-feira 4. Sobre o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, o governador Fábio Mitidieri recebeu nesta terça-feira, 1, a Diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) para alinhar as diretrizes do evento.
Promovido pela ABRhidro, com o apoio do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o evento será realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. As inscrições foram encerradas no dia 18 de junho. Ao iniciar a reunião, o governador destacou que esse será um grande evento e que envolverá diversas pastas do governo como Meio Ambiente, Turismo, Saúde, Deso, Comunicação, Segurança Pública e Educação, por exemplo, abrangendo assim, estudiosos do assunto como também toda a população sergipana.
“Criamos a Secretaria Estadual de Meio Ambiente justamente com o intuito de buscar o crescimento do desenvolvimento sustentável. Temos uma grande preocupação com a nossa capital e estado no tocante às garantias hídricas”, ressaltou.
A secretária da Semac, Deborah Dias, destacou que o evento marcará o debate em torno da gestão dos recursos hídricos, na busca de aprimorar estratégias para solucionar as principais problemáticas enfrentadas pelo segmento.
“Esse cenário pode servir de inspiração para discussões científicas a serem disseminadas entre os diversos atores, capacitando-os na busca de alternativas sustentáveis que possam auxiliar no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos”, afirmou.
Organização do evento
Com a intenção de transformar Aracaju em ‘Capital Nacional das Águas’, a organização escolheu o tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”, abrangendo a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.
De acordo com o presidente da ABRHidro, Cristóvão Fernandes, o simpósio é o principal evento nacional de recursos hídricos que reúne diversas pessoas da área para uma semana de reflexão sobre o tema: pesquisadores, alunos de graduação, mestrado, doutorado, além de técnicos e políticos. “No evento, iremos abordar questões locais, nacionais e até globais como escassez, segurança hídrica e águas urbanas. Servindo como um local de troca de experiências e ideias entre os participantes”, pontuou.
O CEO do simpósio, Rodrigo Cordeiro, informou que cerca de três mil pessoas irão participar do evento de nível nacional. Para Rodrigo, o simpósio tem se firmado como vetor de informações sobre questões que envolvem a água. “Em todos os lugares que passamos conseguimos um resultado bem-sucedido”, disse reafirmando a grandiosidade do evento para o estado que será sede este ano.
Turismo de negócios
Também presente na reunião, o secretário estadual de Turismo, Marcos Franco afirmou que Sergipe tem uma boa infraestrutura em hotéis, bares, restaurantes e espaços para receber participantes desses grandes eventos. “O governo de Sergipe tem essa prioridade com o turismo. Inclusive, já temos um calendário de eventos”, destacou.
Programação do evento
A programação do simpósio contará com minicursos, conferências, sessões técnicas, mesas-redondas e premiação. O SBRH é o maior evento nacional na área de recursos hídricos, que oportuniza o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos de atuação, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes, comerciantes de equipamentos e usuários.
Prêmio Jovem Pesquisador
O Prêmio Jovem Pesquisador da Associação Brasileira de Recursos Hídricos também fará parte da programação do XXV SBRH. Trata-se de uma ação de reconhecimento e valorização de jovens talentos associados à entidade. Em cada evento é premiado o trabalho selecionado por uma comissão examinadora, composta por pesquisadores de diferentes instituições nacionais.
A premiação será oferecida aos participantes inscritos nas seguintes modalidades: Jovem Pesquisador Ensino Médio; Jovem Pesquisador Graduação; Jovem Pesquisador Mestrado; e Jovem Pesquisador Doutorado. Os critérios para participação estão disponíveis no site do evento.