Pular para o conteúdo
STF decide julgamento de seis réus dos atos de 8 de janeiro em sessão virtual

STF decide julgamento de seis réus dos atos de 8 de janeiro em sessão virtual

Após a conclusão dos julgamentos presenciais dos três primeiros réus relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para decidir sobre os próximos seis casos em um plenário virtual. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, agendou uma sessão extraordinária que terá início na próxima terça-feira, 26 de setembro, com previsão de término até 2 de outubro.

Os réus que serão julgados nesta etapa são João Lucas Vale Giffoni, Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Davis Baek e Moacir José dos Santos. O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações relacionadas aos ataques de 8 de janeiro, havia solicitado que a análise dos próximos casos fosse transferida para o ambiente virtual, visando acelerar o julgamento dos mais de 200 processos pendentes.

Esses casos em questão são considerados os mais graves, envolvendo indivíduos que invadiram e atacaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Em adição, em outros 1,1 mil casos que envolvem membros do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, o STF autorizou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a propor acordos.

Contudo, nesta quarta-feira, 20 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes negou um pedido do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que os julgamentos continuassem a ser realizados no plenário presencial. Vale ressaltar que os três primeiros réus, dentre os mais de mil denunciados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, foram condenados a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão, além de multas substanciais.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter