Pular para o conteúdo
Superterça: Trump e Biden se aproximam da confirmação como candidatos presidenciais dos EUA

Superterça: Trump e Biden se aproximam da confirmação como candidatos presidenciais dos EUA

Superterça: Trump e Biden se aproximam da confirmação como candidatos presidenciais dos EUA

Nesta terça-feira (5), cidadãos de 15 estados e um território dos Estados Unidos participaram das prévias para escolher os pré-candidatos que disputarão a eleição presidencial em novembro.

Os resultados da Superterça, anunciados entre a noite de terça-feira (5) e a manhã desta quarta-feira (6), colocaram o presidente Joe Biden (Partido Democrata) e o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) em uma posição muito próxima de confirmar suas respectivas candidaturas à Presidência dos Estados Unidos.

De acordo com projeções da Associated Press, ambos conquistaram a maioria das prévias de seus partidos, iniciando uma intensa campanha e troca de acusações.

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam primárias em cada estado e território, elegendo um determinado número de delegados em cada um. O candidato que conquistar o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência. A Superterça recebe esse nome devido ao grande número de votações ocorridas em um único dia.

Historicamente, este dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, porém, desta vez, a atenção se voltou mais para o Partido Republicano.

Biden e Trump percorreram os Estados Unidos de costa a costa, praticamente assegurando uma reedição da disputa de 2020, vencida pelo democrata. A confirmação provavelmente ocorrerá nas próximas duas semanas, quando ambos alcançarem o número mínimo de delegados para suas respectivas indicações.

O placar atualizado, baseado em projeções da Associated Press, mostra:

Partido Republicano

  • Donald Trump: vitória em 14 dos 15 estados (Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Virgínia)
  • Nikki Haley: vitória em um estado (Vermont)

Partido Democrata

  • Joe Biden: vitória em 15 dos 16 estados (Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Vermont, Carolina do Norte e Iowa)
  • Jason Palmer, um candidato nanico, venceu na Samoa Americana

Apesar das vitórias contundentes, nem Trump nem Biden encerram a Superterça como os candidatos indicados de seus partidos. A expectativa é que Trump alcance a indicação dos 1.215 delegados nas primárias de 12 de março, já na próxima semana. Com Biden, o número mágico de 1.968 indicados deve ser alcançado nas primárias de 19 de março.

A Superterça de 2024 reafirma o cenário político polarizado nos Estados Unidos, preparando o terreno para uma eleição presidencial acirrada e amplamente debatida em todo o país.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter