Quem transita pela avenida Tancredo Neves, uma das mais extensas da capital, já percebe os benefícios da reestruturação da via, obra que avança em três frentes: na aplicação da segunda e última camada de massa asfáltica, na construção e adequação das calçadas e na recuperação e ampliação da ciclovia.
Na noite desta quarta-feira, 4, ao concluir a aplicação da segunda camada de asfalto em todo o sentido crescente, ou seja, em direção à avenida Beira-Mar, a Prefeitura de Aracaju iniciou o serviço no sentido oposto, em direção à zona Norte. Desta forma, em mais alguns dias, toda a avenida Tancredo Neves estará com o pavimento completamente renovado e com a mais importante etapa da obra finalizada.
Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, essa obra tem uma importância fundamental para a mobilidade urbana da capital. De acordo com o gestor, ainda em execução, já é possível perceber “uma grande transformação, que melhorou significativamente a trafegabilidade”.
“Há 20 anos que a via foi recapeada pela última vez, e todo esse tempo com um trânsito muito intenso exigiu que fizéssemos uma intervenção mais aprofundada, reforçando a sua estrutura para veículos pesados e também aprimorássemos a via para os ciclistas e pedestres”, diz Ferrari.
As obras incluem, ainda, destaca o secretário, a recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação dos passeios e ciclovias, além da atualização da sinalização viária e melhorias na acessibilidade.
A reconstrução dos passeios em concreto segue sendo executada em ritmo acelerado. No sentido Beira Mar (crescente), o trabalho já está próximo de ser concluído; no sentido decrescente, as equipes atuam em diversos pontos.
Reestruturação completa
Para execução desse projeto, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26,6 milhões com recursos próprios. Esse montante é uma contrapartida ao financiamento de R$ 500 milhões obtido junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para o programa “Aracaju Cidade do Futuro”. O financiamento visa à execução de 23 obras estruturantes e de mobilidade urbana na cidade, sendo a reestruturação da Tancredo Neves uma das mais destacadas.
O projeto de reestruturação da avenida Tancredo Neves inclui a construção de novo trecho de ciclovia, com uma extensão de 550 metros que se estende do Hospital de Urgências até o cruzamento com a rua Rio Grande do Sul. Essa ampliação proporcionará um ganho significativo para os ciclistas que utilizam a avenida tanto para o deslocamento diário quanto para o lazer. Além disso, a reestruturação das calçadas está sendo realizada para garantir maior conforto e segurança aos pedestres.
O secretário destaca ainda que a transformação da avenida Tancredo Neves impactará diretamente a dinâmica urbana da capital, oferecendo uma via mais segura e eficiente para todos os meios de transporte. A revitalização não só melhora a fluidez do tráfego, explica ele, mas também contribui para um ambiente urbano mais acessível e sustentável, alinhando-se aos objetivos do programa “Aracaju Cidade do Futuro”.