Georadar reduz custos de mão de obra, evita danos à pavimentação e aumenta assertividade de ações
Em 2024, o monitoramento de ligações clandestinas de água pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) na região sul do estado conta com o auxílio do georadar, uma sonda capaz de visualizar o subsolo e encontrar tubulações irregulares. O aparelho tem sido utilizado pelas equipes técnicas da Gerência Comercial Regional Sul (GCSU) da empresa e possibilitado que os sistemas de abastecimentos sejam regularizados e padronizados com maior eficiência.
O instrumento já foi empregado em ações nos municípios de Lagarto, Simão Dias, Boquim, Salgado, Itaporanga d’Ajuda, Tobias Barreto, Itabaianinha, e Riachão do Dantas. A principal vantagem é a assertividade na detecção de conexões irregulares, evitando múltiplas escavações em vias públicas com resultado mal sucedido.
A nova ferramenta tem permitido gastar menos tempo tentando encontrar desvios, de maneira a diminuir os transtornos à população, que é a principal beneficiada pelo georadar, uma vez que ligações irregulares podem causar desabastecimento hídrico, em razão de não serem contabilizadas pela Deso, o que impede o controle adequado do volume de água disponibilizado aos usuários.
Além disso, a tecnologia tem contribuído para reduzir custos de mão de obra e agilizado serviços, possibilitando às equipes atuarem em mais cidades em um período temporal menor. A atuação constante, potencializada pelo georadar, ajuda a minimizar os impactos ao meio ambiente, causados pelo acesso irregular à água, já que o consumo não registrado pela Deso tende a ser excessivo e, portanto, danoso às reservas hídricas do estado.
Denuncie
Valdênio ressaltou que a participação dos usuários é muito importante no monitoramento. Suspeitas de desvios de água podem ser denunciadas à companhia por meio do número telefônico temporário (79) 3142-1095. Os clientes também podem entrar em contato com a corporação utilizando a Agência Virtual e o WhatsApp (79 3142-3000), ou indo à unidade de atendimento presencial mais próxima (clique aqui e confira mais detalhes sobre as agências).