Pular para o conteúdo
UFS anuncia novas regras para Processo Seletivo do Sisu 2024

UFS anuncia novas regras para Processo Seletivo do Sisu 2024

Horário de funcionamento da UFS durante recesso acadêmico

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou importantes mudanças no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024, visando tornar mais acessível o processo de matrícula para candidatos que concorrem às vagas reservadas nas modalidades de cotas por renda e raciais. Estas modificações buscam simplificar a apresentação de documentos comprobatórios e agilizar procedimentos administrativos, facilitando o ingresso de estudantes de diferentes perfis.

Cotas por Renda: Facilitando a Comprovação de Vulnerabilidade Socioeconômica

A partir do Sisu 2024, a UFS simplificará o processo de comprovação de renda bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo para os candidatos que concorrem às vagas reservadas por renda. Nesse sentido, a universidade passará a aceitar exclusivamente a certidão do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

O CadÚnico é um registro que possibilita ao governo identificar e atender às necessidades das famílias de baixa renda em todo o Brasil, fornecendo acesso a diversos programas sociais. Para se cadastrar, os interessados devem comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua localidade, munidos de documentos que comprovem a composição familiar, tais como certidão de casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, enfatizou a importância da antecipação do Cadastro Único: “Peço que todos fiquem atentos: os familiares, os alunos ou os responsáveis pelos alunos devem buscar o cadastro o quanto antes, pois há um prazo para homologar esse cadastro, que é válido por dois anos. Isso certamente facilitará o processo de matrícula e a entrada dos alunos na nossa universidade.”

Cotas Raciais: Antecipação do Exame de Heteroidentificação

Outra alteração significativa anunciada pela UFS diz respeito à antecipação do exame de heteroidentificação para os candidatos que concorrem às cotas raciais. Este exame, de caráter pedagógico e completamente opcional, tem como objetivo agilizar os procedimentos burocráticos relacionados à heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos aprovados.

Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação da UFS, explicou que essa mudança visa dar aos candidatos uma oportunidade de verificar se atendem aos critérios da cota racial antes da divulgação dos resultados do processo seletivo: “O processo de antecipação não tira o direito de nenhum aluno de fazer um novo exame no ano seguinte, se submeter a uma nova avaliação. No entanto, ele dispensa o aluno que for enquadrado agora de realizar um novo exame no ano seguinte.”

As inscrições para o exame de heteroidentificação antecipada estão abertas até a próxima sexta-feira, 22 de setembro, e são direcionadas a alunos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Os locais e horários da avaliação presencial serão divulgados na página da Pró-Reitoria de Graduação até o dia 26 de setembro.

Para mais informações sobre o processo seletivo e as novas regras, os interessados podem acessar o edital disponível aqui.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter