Pular para o conteúdo
Unit retoma Projeto Portas Abertas

Unit retoma Projeto Portas Abertas

A comunidade estudantil têm a oportunidade de conhecer as instalações da Universidade Tiradentes (Unit)

O Projeto Portas Abertas é um projeto de relacionamento da Universidade Tiradentes (Unit) com a comunidade, através de diversas ações, visitas orientadas ao campus, orientação vocacional, cursos de extensão, palestras e muitas outras, tenta esclarecer todas as dúvidas dos estudantes de ensino médio, para que possam tomar a melhor decisão para o futuro profissional.

A consultora da equipe Comercial da Unit, responsável pelo projeto, Iasmin Ramos, explica que o desde janeiro estão fazendo planejamento com as coordenações de todos os cursos da Unit selecionar atividades para fazer com os alunos visitantes. “Preparamos um catálogo de sugestões para que as coordenações das instituições parceiras possam escolher qual a melhor dinâmica para proporcionar uma melhor experiência acadêmica, com outras atividades que vão além de uma visita”, destaca.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Jamile Figueiredo, a parceria com o Portas Abertas tende a dar frutos positivos. “A proposta do Portas Abertas é muito interessante porque cuida desse momento difícil pro estudante que é a transição do ensino médio e o ensino superior. Então quando ele já se sente parte desse ambiente essa transição tende a acontecer de forma mais tranquila. E o curso de Psicologia agrega ao Programa o serviço de orientação profissional, aplicando o teste de Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) e um momento pré teste de roda de conversa com estudantes para falar sobre o processo de escolha profissional, projeto de vida, plano de carreira de um forma mais humanizada, mais acolhedora”, ressalta.

Os egressos Marina Ribeiro, Franklyn Jefferson e Vitor Hugo, participaram da aula apresentando conceitos sobre a Psicologia, estudos e carreira. Ainda na graduação eles iniciaram um projeto para acolher e orientar estudantes do ensino médio. Hoje, atuando como psicólogos, se dedicam nos estudos de novas abordagens para atender jovens e adolescentes que estão com dificuldades de adaptação nos estudos.

“Ainda estamos em produção do projeto, mas desde o período passado, enquanto ainda estávamos na graduação, tínhamos o interesse em ter esse contato com os alunos. Então criamos esse projeto para falar sobre orientação vocacional, conversar um pouco sobre o que é carreira, falar sobre algumas dicas de estudo, dicas de saúde mental para que os alunos possam ter um ano mais leve”, explica a psicóloga Mariana.

“É importante mostrar para eles que a carreira é um meio para realizar sonhos, de conquistar coisas que queremos. Passamos anos construindo a nossa carreira, e pensar nela é importante. Em um mundo ideal as pessoas escolheriam a carreira quando bem entendessem, mas no mundo real somos pressionados a escolher. E é comum ter ansiedade. Mas tá tudo bem não ter certeza o que quer fazer. Essa escolha antes de mais nada precisa fazer sentido para nós mesmos. Jamais deve ser feita para agradar os outros”, diz o egresso Vitor Hugo.

A psicóloga do Colégio Master, Camila Barreto, explica que a parceria com o Portas Abertas surgiu por meio do Programa Possíveis Caminhos dos Gigantes. Ela explica que o setor de psicologia já desenvolve um projeto voltado para orientação profissional

“Com o tempo de escola reduzido, vinculei a Unit e o Portas Abertas ao Colégio justamente para esse processo que a gente vem caminhando de escolhas, de possíveis caminhos. Porque acreditamos que eles são gigantes, que eles podem sim escolher nesse processo. Essa parceria com o curso de psicologia vem confirmar e trazer esclarecimentos para eles.  E dando a oportunidade deles estarem conversando e conhecendo a Universidade fica visível o interesse específico de cada um”, afirma.

Durante a visita, os alunos tiraram dúvidas sobre o teste vocacional, pediram dicas de estudos e contaram suas experiências. O estudante do ensino médio, Davi Salgueiro, compartilhou sua expectativa com o futuro. “A gente tá se preparando para o vestibular. Estudando, fazendo simulados, participando de aulas. Tudo isso para chegar ao resultado esperado. Mas também é cansativo. A gente acaba se pressionando um pouco e isso atrapalha. Controlar o nervosismo e ansiedade, mas a escola está dando todo o suporte durante esse ano tão decisivo”, conclui.

Asscom Unit

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter