A Vila da Páscoa Iluminada segue encantando sergipanos e turistas que passam pela região dos lagos da Orla de Atalaia, em Aracaju, até o dia 31 deste mês. Além da programação especial que reúne apresentações de música cristã e a encenação da Paixão de Cristo, o evento também conta com opções de recreação para todas as idades, incluindo Fábrica de Chocolate, Oficina do Coelho, Jardim do Coelho, labirinto, brinquedos acessíveis, personagens temáticos e muito mais.
Na Oficina do Coelho, as crianças podem aprender a fazer cupcakes, biscoitos, pintura de máscara e ovos e slime. Quem se divertiu bastante no espaço foi a pequena Laura Liz, de 3 anos, que estava acompanhada pela sua mãe, a advogada Lorena Pretextato, 34. A menina aprendeu a fazer cupcake e contou que gostou muito da oficina, assim como do labirinto e de tirar foto com o Coelho da Páscoa.
Uma das atrações mais procuradas é a Fábrica de Chocolate, que faz sucesso entre crianças e adultos. No espaço, são ofertadas miniaulas de chocolateria aos visitantes, que podem aprender a fazer ovos de páscoa. A pedagoga Thayane Azevedo, 31, levou o filho, Vinícius, 6, para conhecer a fábrica, e o menino gostou tanto que decidiu incluir o seu boneco, Geraldo, nas brincadeiras. “Eu achei legal e interessante; essa aula é gratuita, eles comem chocolates, brincam, se divertem, fazem máscaras, e tudo de forma que engloba todos, no geral. É uma iniciativa muito boa”, elogiou a mãe.
E os turistas também aprovaram o novo espaço de lazer da capital sergipana. A dona de casa Lucélia Cruz, 45, é da cidade de Contagem, em Minas Gerais, e veio conhecer Aracaju com o esposo, Daniel Souza, 45, e a filha do casal, Alice, 6. A família contou que ficou encantada com a Vila da Páscoa, tendo visitado o evento várias vezes – e quem mais gostou foi a pequena Alice, que se divertiu bastante na Fábrica de Chocolate. “Eu gostei muito. É bem divertido! Também gostei da oficina de pintura e de biscoito”, aprovou a menina. “Ela amou, quer vir todo dia”, acrescentou a mãe.
Diversão para todas as idades
Mas não foram só as crianças que se divertiram com os espaços de recreação da Vila da Páscoa. Os estudantes Carlos Manuel, 19, Mariana Novais, 20, Larissa Ribeiro, 26, aproveitaram o passeio na Orla da Atalaia para conhecer o evento, tirar fotos e, também, para brincar. “Eu achei um espaço bem agradável para as crianças e para os adultos também. A gente foi no labirinto, e eu achei bem interessante por ser um espaço muito dinâmico, muito pedagógico. Isso é muito importante, principalmente para as crianças, que são o futuro”, elogiou Carlos.
Já Mariana chamou a atenção para a preocupação da gestão estadual com a inclusão de pessoas com deficiência (PcD). “Algo que me surpreendeu foi a acessibilidade. Nunca tinha presenciado um evento tão acessível, com brinquedos que permitem que todas as crianças brinquem e se divirtam. Foi um espaço bem planejado, muito dinâmico e muito bonito visualmente”, destacou a estudante.
Assim como eles, o advogado Luís Carlos Domingos, 52, divertiu-se bastante com a esposa e o filho no labirinto da Vila da Páscoa. A família acabou de se mudar de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para Aracaju, e contou que o momento se tornou bastante especial por conta da recepção diferenciada da capital sergipana. “Queria dar os parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa, porque nós vemos uma organização completa, muitas atrações para as crianças, e tem também a parte de alimentação, que é muito boa e diversificada. Olhando para tudo, a gente vê muita alegria, muito contentamento daqueles que estão aqui presentes. Aqui todo mundo vira criança um pouquinho. Fomos no labirinto, e foi uma experiência muito boa, assim como as outras atrações”, ponderou.
Vale ressaltar que, no labirinto, as crianças só podem entrar acompanhadas por um adulto.
Tarde diferente
Com o intuito de promover uma tarde diferente para os alunos da Escola Estadual Wolney Leal, localizada no bairro Santa Maria, em Aracaju, a diretora da unidade escolar, Ana Flávia, levou uma turma de 24 estudantes do 5º ano do ensino fundamental para curtir as atrações da Vila da Páscoa.
Segundo a diretora, a iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), sob a perspectiva de apresentar aos alunos um novo ambiente de diversão e lazer. “Sabemos que em nossa comunidade há crianças que talvez nunca poderiam estar aqui. Eles estão se divertindo bastante, pois nunca tinham vindo neste espaço, e qualquer saída do ambiente da escola já é uma coisa diferente para eles”, considera Ana Flávia.
Vila da Páscoa
A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar.
Confira a programação completa aqui.
Foto: Igor Matias