A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, deu início aos trabalhos nesta segunda-feira, 11, na sede da ONU em Nova York. A parlamentar participa da 68ª CSW, a Comissão sobre a Situação da Mulher, o principal órgão global dedicado à promoção da igualdade de gênero.
Junto com Yandra, única representante do Nordeste, as deputadas federais Ana Pimentel (PT-MG), Ana Paula Lima (PT-SC), Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS) e Laura Carneiro (PSD-RJ) compõem a delegação brasileira, sob a liderança da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Unindo forças, essas parlamentares transcendem as divisões partidárias em prol da defesa dos direitos das mulheres.
“A presença das deputadas federais de várias partes do Brasil amplia significativamente o debate sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres. Participamos ativamente de reuniões bilaterais com parlamentares e autoridades de outros países, reforçando o compromisso nacional em contribuir para o avanço da participação em espaços de poder e na redução das desigualdades”, afirmou Yandra.
Nesta segunda-feira, as participantes da 68ª CSW estiveram envolvidas em discussões diretas, como a moderada pela chefe do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da ONU, Sylvia Poll, com o tema “Empoderando e Investindo nas Mulheres: Como a Inclusão Digital Pode Reduzir a Divisão de Gênero”.
Ao longo da semana, diversos debates estão programados, nos quais a deputada Yandra Moura participará, incluindo temas como erradicação da pobreza e justiça econômica para todas as mulheres.