Pular para o conteúdo
Água distribuída pela Prefeitura de Simão Dias é imprópria para beber

Água distribuída pela Prefeitura de Simão Dias é imprópria para beber

Análises científicas feitas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) comprovaram que é imprópria para consumo humano a água coletada por moradores de Simão Dias e também distribuída pela prefeitura local, em bica de poço artesiano localizado na Baixada, próximo da quadra poliesportiva da comunidade.

As amostras foram coletadas no dia 26 de março pela jornalista Lais Gama Morais e enviado ao ITPS, que realizou a análise.

Conforme parecer técnico o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, a água não serve para consumo humano, pois apresentou coliformes totais e escherichia coli.

“De acordo com os parâmetros analisados para o atendimento dos “Valores Máximos Permitidos para Potabilidade segundo a Portaria GM/MS Nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde”, os resultados reportados neste relatório para esta amostra não atendem aos limites estabelecidos”, indicou a análise.

Pelas informações, a Prefeitura de Simão Dias faz uso da água para distribuição em residências na zona rural do município, com suspeitas de colocação em cisternas.

A água contaminada pode causar a diarreia, a esquistossomose, o cólera e os vermes intestinais como as doenças mais comuns causadas pelo consumo de água contaminada.

O veículo de comunicação permanece à disposição da Prefeitura de Simão Dias para qualquer tipo de esclarecimento sobre o assunto.

Marcações: