Na próxima sexta-feira (18), o vereador Anderson de Tuca estará realizando mais uma vez a campanha de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) a partir das 8h30. Anderson convida a todos que queiram participar dessa corrente do bem, porque o banco de sangue de Sergipe constantemente está com baixo estoque.
“Doar sangue é doar vida e fazer diretamente o bem sem olhar a quem. A gente não sabe quem vai receber nosso sangue e a coleta de uma pessoa pode ajudar até outras três pessoas. Um dia nós podemos precisar, nossos amigos, familiares, então é importante fazermos sempre a nossa parte”, disse o vereador.
O vereador faz essa Corrente do Bem duas vezes ao ano, a primeira no mês de junho, em alusão à Lei do Junho Vermelho, de própria autoria, e outra no mês de novembro. “Para as pessoas que queiram comparecer na sexta-feira, serão muito bem-vindas. Gostaria de conhecê-los e juntá-los à minha corrente. Sintam-se à vontade para me procurar nas redes sociais para tirar qualquer dúvida”, reforça Anderson de Tuca.
Quem pode doar no Hemose?
Qualquer pessoa que tenha entre 16 e 69 anos de idade e que esteja pesando acima de 50kg. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional. Porém há algumas restrições que impedem a doação:
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e doença de Chagas;
Usuário de drogas;
Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 10 meses;
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.