Antes deteriorados e em condições ruins, o campo de futebol e toda a praça Evangelista Almir Santos hoje proporcionam uma nova realidade para a comunidadedo conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. Agora, a população que reside nos arredores voltou a contar com um espaço revitalizado, que possibilita a convivência e a prática esportiva na localidade.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), transformou em campo society a antiga quadra de areia e reurbanizou completamente a praça, com substituição de pavimentos, bancos, parque infantil e equipamentos de ginástica.
A moradora Lusinete Santos aprova a intervenção da gestão municipal. “A praça está linda, vai ser maravilhosa para as crianças. A Prefeitura está de parabéns. Passo sempre por aqui e achei que ficou excelente”.
Sandra dos Santos, que vive nos arredores da praça há quase quatro décadas, elogia a mudança. “A praça ficou destruída, as pessoas pegavam micose no campo de areia. Agora está melhor do que a gente esperava. A gente só tem essa praça para dar diversão às crianças, está ótimo”, diz.
Na avaliação de Raimundo Barbosa, a reforma era necessária. “Eu moro aqui há mais de 30 anos. A obra foi tudo de bom, as crianças vão brincar. Tenho netos e vou trazer eles para brincar. Espero que todo mundo cuide dela”.
Thiago Rodrigues realiza um trabalho comunitário no bairro de incentivo ao esporte e à atividade física e reconhece o trabalho da Prefeitura. “A gente desenvolve atividades com as mães, tem escolinha de futebol para as crianças. É uma oportunidade para aplicar esses projetos. O campo não podia ser usado, porque causava problemas como micose, as pessoas colocavam animais dentro, não havia conscientização. O conjunto Almirante Tamandaré precisava muito dessa reforma e foi um grande presente”, celebra.
A obra
A obra é fruto de um investimento de quase R$ 540 mil, conveniado com o Ministério da Cidadania. Toda a praça foi reurbanizada com pavimentação em concreto, novos parque infantil e aparelhos de ginástica ao ar livre, paisagismo, iluminação em LED e acessibilidade. O projeto transformou ainda a antiga quadra em um campo de futebol society, com 442 metros quadrados, com grama sintética, alambrado e arquibancada.