Pular para o conteúdo
Como reconhecimento ao trabalho prestado à população aracajuana, gestores são condecorados com medalha do Mérito Defesa Civil

Como reconhecimento ao trabalho prestado à população aracajuana, gestores são condecorados com medalha do Mérito Defesa Civil

Como reconhecimento ao trabalho prestado à população aracajuana, o prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Katarina Feitoza e o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Sílvio Prado, foram condecorados, na manhã desta quinta-feira, 17, com a medalha do Mérito Defesa Civil, em solenidade realizada no Instituto Banese. A honraria foi idealizada pelo Governo do Estado e faz parte das comemorações dos 50 anos da Defesa Civil em Sergipe.

O secretário Sílvio Prado que, na oportunidade representou o prefeito, destaca que a condecoração demonstra que a Prefeitura está no caminho certo.

“A partir de 2017, implementamos a cultura de resiliência em Aracaju. Desde então, temos seguido as diretrizes das Organizações das Nações Unidas e avançamos nas ações de proteção, conseguindo resultados que impactam de forma positiva a vida da população. Ter os gestores municipais recebendo o Mérito Defesa Civil é um grande reconhecimento do trabalho que a Prefeitura, de formas articulada entre as secretarias, tem feito”, relata o gestor.

Sílvio conta que é uma grande alegria participar da entrega do Mérito Defesa Civil, um momento de celebração que reúne entidades, organizações e personalidades que trabalham diretamente para fortalecer o trabalho de prevenção e proteção social em Aracaju, nos demais municípios sergipanos e nos estados vizinhos.

“A Defesa Civil, hoje, desempenha um papel muito importante. Não é um órgão, mas um sistema articulado, que trabalha de forma conjunta para mitigar os eventos adversos e desenvolver ações de prevenção. Um evento como esse integra as várias instâncias, reunindo os municípios e estados, e nos mostra que não estamos sozinhos, somos uma grande rede que está de mãos dadas para atuar em qualquer situação que aconteça, não só em Aracaju, mas em todo o estado e no Brasil, como já atuamos algumas vezes quando fomos demandados”, destaca o secretário.

Durante a entrega das medalhas, o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, agradeceu a todas as instituições e parceiros que somam esforços para reduzir os impactos das situações e atender a população nos momentos de grandes dificuldades.

“Celebrar os 50 anos da Defesa Civil é honrar todos os que pensaram e trabalharam para engrandecer a nossa instituição. Nossa missão é promover a proteção da população, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Os agraciados com a medalha participaram, em algum momento da nossa história, de forma direta para as ações da Defesa Civil. Só tenho a agradecer pela parceria e serviços prestados”, expressa Luciano.

Trabalho e inovação

Nos últimos seis anos, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), investiu em projetos e soluções para tornar a capital uma cidade resiliente. Essas ações englobam sistemas de alarme e alerta, com mais de 50 mil números de celular cadastrados; o ClimaAju, que faz o monitoramento detalhado do clima em tempo real; sensores de alagamento e inundação; entre outros investimentos em obras e serviços.

“O prefeito Edvaldo sempre deu carta branca para que possamos investir em inovação, trazendo para Aracaju o que há de mais avançado em tecnologia. Também investiu de forma muito direta em obras de infraestrutura, resolvendo problemas históricos em áreas de risco. E continuamos trabalhando, de forma permanente, para cuidar da cidade e torná-la cada vez mais resiliente e segura”, salienta Sílvio Prado.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter