As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estão prestes a encerrar, e os números já impressionam: até agora, 1,5 milhão de pessoas buscaram garantir sua participação nesse processo seletivo de relevância nacional. Com término agendado para esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, o CPNU está atraindo uma multidão de candidatos em busca de oportunidades de ingresso no serviço público federal.
O CPNU, uma iniciativa inovadora criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, visa unificar os concursos públicos para diversos órgãos e entidades da administração pública federal, proporcionando uma seleção conjunta para cargos efetivos. Com isso, a prova será aplicada simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, descentralizando as etapas e ampliando as oportunidades para os candidatos de diferentes regiões.
Ao todo, estão sendo ofertadas 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. As taxas de inscrição variam conforme o nível de escolaridade exigido para cada cargo, sendo R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio. Vale ressaltar que o candidato tem a possibilidade de se inscrever para mais de um cargo, desde que pertencentes ao mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição única.
Para os interessados em participar, é importante ficar atento ao prazo final das inscrições, que se encerra nesta sexta-feira. As provas estão programadas para ocorrer no dia 5 de maio, com aplicação descentralizada em 220 cidades do país, incluindo Aracaju e Itabaiana, em Sergipe.
No estado de Sergipe, os cargos disponíveis abrangem áreas como analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 3 de junho, com o resultado final sendo anunciado em 30 de julho. O processo de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.
Para mais informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado e para realizar a inscrição, os interessados devem acessar a página oficial do GOV.BR. Não perca esta oportunidade de fazer parte do serviço público federal e contribuir para a construção de um Estado mais eficiente e democrático.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.