O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta segunda-feira, 16, um dos mais importantes projetos de sua gestão. O gestor inaugurou as obras de infraestrutura e de construção de uma nova praça na comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. No local, a Prefeitura investiu mais de R$ 19 milhões, fruto de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional, transformando completamente a realidade dos moradores com a urbanização total da área. Ao todo, foram contempladas 25 ruas com serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação.
“Essa é uma obra que me enche de alegria. Aqui, não entrava carro, as pessoas viviam em meio a lama, poeira e outros governos chegaram a pensar até em desocupação da área. Mas eu tinha em meu coração que era preciso fazer essa obra. Por isso, trabalhamos arduamente, conseguimos a liberação dos recursos e concluímos a infraestrutura de toda a comunidade. Fizemos todos os serviços, mantendo as casas no local, mesmo com as vias estreitas. Isso foi possível através de um plano inovador e que incluiu, também, a readequação das residências que mais precisavam, além da construção de uma praça linda. Portanto, estou muito feliz por ter sido o gestor que realizou essa obra e o que mais me comove é ver a alegria estampada no rosto de cada pessoa que agora pode bater no peito e dizer, com orgulho, que mora no Recanto da Paz”, destacou Edvaldo, que foi recebido com entusiasmo pelos moradores da comunidade.
Com as intervenções, foram implantadas as redes de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário, com estação de tratamento, pavimentação asfáltica e em concreto intertravado em 25 ruas, sinalização vertical e horizontal e acessibilidade. Além disso, também foi feita a ligação das unidades habitacionais à rede de esgoto e foi construída uma praça, que contém parque infantil, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica ao ar livre, quiosques, paisagismo, iluminação em LED e acessibilidade.
“Essa obra merece ser enquadrada como um projeto de boas práticas, pois levou em consideração o respeito à comunidade. O projeto foi pensado várias vezes, desde que a ocupação passou a existir, mas esbarrava no ponto básico, que era a largura das vias. Após muito diálogo, chegamos a esse projeto que preserva as características originais do local. Além da obra, temos ainda outros dois trabalhos que serão finalizados, um que será a regularização fundiária e outro que é uma experiência nova para Aracaju, que é a adequação de imóveis, com instalação sanitária e interligação à rede, assim como outras melhorias de fachada e piso. Isso faz com que a obra seja muito diferente das obras da Prefeitura”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari.
Mudança de vida
Quem viveu na lama, em tempos de chuva, e poeira, em tempos de sol, por 22 anos, reconhece a importância das intervenções feitas pela gestão municipal. É o caso do operador de telemarketing, Aclécio Fernandes, de 43 anos.
“Para o que era antes, aqui está nota mil, muito melhor do que a forma como vivíamos. Agora é só manter esse padrão e preservar tudo o que conseguimos. O que mais me impressionou no projeto foi a praça. Agora, as crianças têm um local de lazer para brincar. É um espaço para que a gente possa trazer nossos filhos, para bater um papo com a esposa, conversar com amigos. Ficou muito bom”, destacou.
Para os mais jovens, que moram na comunidade há menos tempo, além de garantir mais dignidade e qualidade de vida, as obras realizadas pela Prefeitura também trouxeram à tona o espírito empreendedor, a exemplo de Jeanclarkson Alves, de 25 anos, que mora há 8 anos no Recanto da Paz. “Essa obra foi ótima. Antes não tinha nada, só areia ou lama. Não tínhamos uma boa visão aqui da comunidade. Agora, com essa praça grande, bonita, valorizou bastante. Quando a obra começou, já pensei em empreender aqui e estou entusiasmado com isso. Pretendo comercializar com espetinho e eu estou com a esperança de que vai dar certo, assim como deu certo esse projeto”, revelou o jovem.